02/01/2024

B3 lança nova campanha e mostra como a fórmula que desenvolve o Brasil está na vida dos brasileiros

Comunicação criada pela agência Tech&Soul mostra como a bolsa está no cotidiano das pessoas a partir do olhar de uma criança


São Paulo, 2 de janeiro de 2024 – A B3 apresenta sua nova campanha institucional para mostrar ao público como a bolsa do Brasil e os serviços oferecidos por ela estão presentes no cotidiano de milhares de brasileiros. Criada pela agência Tech&Soul, a comunicação foi idealizada a partir do olhar lúdico de uma criança que enxerga nas atividades do seu dia a dia a conexão com a B3.

O filme principal da campanha, intitulado “Elemento B3”, mostra uma criança perguntando à sua mãe o que ela faz no trabalho e o pai contando a ela o que é a bolsa de valores e qual é a sua importância para o País e para a vida de milhares de brasileiros. Interessado em tecnologia, o filho, ainda intrigado com o sentido da frase, cria um aplicativo que mostra onde a B3 atua – e, assim, começa a perceber que, na verdade, a bolsa e seus serviços estão em toda parte.

Ao entrar no ônibus escolar, por exemplo, o garoto aponta o celular para os mais diversos objetos, como um prédio, um carro e um sanduíche, e todos eles estão de alguma forma ligados à bolsa do Brasil. Os “elementos B3” começam a se multiplicar em pequenos cubos, mostrando que empresas de diferentes setores da nossa economia como energia, alimentação e construção civil, assim como tecnologia, transporte, agro e tantos outros estão na bolsa e na vida das pessoas.

A ideia por trás do enredo é mostrar que uma empresa que produz determinado objeto tem suas ações listadas na B3 ou mesmo que usam produtos e serviços oferecidos pela bolsa para financiamento e captação de recursos que viabilizam a expansão do negócio daquela empresa.

“A campanha está conectada ao nosso propósito de conduzir o desenvolvimento econômico sustentável para a sociedade prosperar e dá continuidade à nossa estratégia de estarmos cada vez mais próximos dos brasileiros e do cotidiano das pessoas, mostrando a nossa fórmula de ajudar a impulsionar a economia do nosso país”, afirma Bruna De Caro, superintendente de Marca e Marketing da B3. “Queremos que todos se sintam parte dessa grande missão e criem cada vez mais familiaridade com a nossa marca e a nossa razão de ser”, complementa.

“Utilizamos um efeito composto por pequenos cubos, assemelhando-se ao mundo do Minecraft – jogo popular no universo infanto-juvenil e pela possibilidade de construir novos mundos –, que simbolizam a B3 atuando no dia a dia. Ela está presente em tudo, compondo diversos segmentos e impulsionando o mercado”, diz Flavio Waiteman, sócio e CCO da Tech&Soul. 

A campanha estará em canais de televisão por assinatura com veiculação nacional, bem como em meios digitais e OOH nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. As peças estáticas trazem a mesma ideia de que a B3 está em tudo, com imagens de elementos e termos como “valoriza”, “impulsiona”, “facilita”, “movimenta” e “fortalece” formatados como se fossem fórmulas matemáticas. 

A iniciativa dá continuidade à campanha “B3: A Fórmula do Brasil”, lançada em 2022 e que explicava ao público o papel do mercado de capitais e da bolsa. As peças publicitárias traziam exemplos de como a B3 atua no mercado, no apoio às empresas, nas transações do mercado de capitais e no fornecimento de conteúdos de investimentos. 

Aproximação com a pessoa física

A campanha “Elemento B3” é uma das ações da B3 para se aproximar do investidor pessoa física em um cenário de evolução do mercado brasileiro, com o aumento do número de investidores e novos produtos disponíveis. A bolsa também tem realizado diversas atividades de educação financeira e incentivo à cultura voltada a esse público, além das campanhas.

Para apoiar a jornada de aprendizagem dos investidores pessoas físicas, a B3 conta com iniciativas e canais como o Bora Investir, site de conteúdos sobre finanças pessoais e investimentos para públicos em diferentes níveis de conhecimento; o TikTok da B3, canal focado em microlearning de educação financeira; e o HUB3, aplicativo integrado à área do investidor que oferece informações, cotações do mercado em tempo real e conteúdos educacionais. Além disso, a plataforma de educação financeira Edu.B3 possui mais de 90 cursos e 500 conteúdos, tendo superado 2,5 milhões de acessos desde sua criação.

Como forma de apoiar a democratização do acesso à cultura, a B3 oferece dias de gratuidade no MASP, Pinacoteca de São Paulo, MIS e MUB3, na capital paulista, e no Instituto Inhotim, localizado em Minas Gerais. Além das gratuidades, a bolsa do Brasil patrocina ainda uma série de iniciativas culturais, como musicais, eventos e exposições.

“O desenvolvimento do nosso país não se restringe à economia: a arte, a educação e a cultura também são pontes para nos conectarmos com novos públicos”, destaca Bruna De Caro.