14/07/2023

Leilão na B3 viabiliza PPP de esgotamento sanitário para 16 municípios do Paraná

Empresa Saneamento Consultoria foi a vencedora, com oferta de R$ 3,19, um deságio de 30,65%


Leilao na B3 viabiliza PPP de esgotamento sanitario para 16 municipios do Parana.jpg

Crédito: Cauê Diniz

São Paulo, 14 de julho de 2023 – Foi realizado hoje, na B3, o leilão promovido pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) para a Parceria Público-Privada (PPP), na concessão administrativa, para a prestação dos serviços de esgotamento sanitário em 16 municípios da Microrregião Centro-Litoral do Paraná. 

A empresa Saneamento Consultoria, representada pela corretora Necton Investimentos, foi a vencedora do leilão com uma proposta de R$ 3,19, um deságio de 30,65%. O critério estabelecido pelo edital foi de menor preço unitário por metro cúbico de esgoto medido, obtido a partir do maior percentual de desconto oferecido pelas licitantes.

 Com prazo de 24 anos e 2 meses de contrato, o projeto busca atingir a meta de 90% de esgotamento sanitário até 2033, estabelecida pelo marco do saneamento do país.

“Nós estamos determinados a alcançar a universalização do saneamento básico no Paraná até 2027, seis anos antes do que está determinado na nova legislação. A Sanepar é uma empresa de 60 anos, reconhecida e premiada como uma das melhores do ramo no País, e com essa PPP estamos quebrando um paradigma, demonstrando que a iniciativa privada pode participar da prestação de serviços públicos com qualidade”, comentou Carlos Massa Ratinho Junior, governador do Paraná.

“Para nós, da B3, é sempre um grande orgulho fazer parte de iniciativas que auxiliam no desenvolvimento do país por meio do encontro entre o poder público e a iniciativa privada. Há mais de 30 anos oferecemos um ambiente de negócios sólido e transparente que auxilia na aproximação entre investidores e grandes projetos”, disse Rogério Santana, diretor de Relacionamento com Clientes da B3.

A PPP irá atuar nos seguintes municípios e distritos: Adrianópolis (e distritos Capelinha, Villa Motta e Sete Barras), Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul (e Distrito Barra do Capivari), Campo do Tenente (e distritos Espírito Santo e Lajeado), Campo Largo (e Distrito Bateias), Cerro Azul, Contenda (e Distrito Catanduvas), Fazenda Rio Grande, Guaratuba, Mandirituba (e distritos Areia Branca dos Assis e Espigão das Antas), Morretes (e distritos Sambaqui, Porto de Cima e São João), Piên (e distritos Campina dos Maias, Gramados e Trigolândia), Quitandinha, Rio Branco do Sul, Rio Negro (e Distrito Lageado dos Vieiras) e Tijucas do Sul (e distritos Lagoinha, Tabatinga e Campo Alto).

Clique aqui e assista ao vídeo do leilão.