09/06/2016

B3 e Ministério da Agricultura realizam Seminário Perspectivas para o Agribusiness em 2016 e 2017

O mais importante encontro do agronegócio do Brasil completa 15 anos com edição especial comemorativa


A B3 e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) realizam no dia 16/06, em São Paulo, o Seminário Perspectivas para o Agribusiness em 2016 e 2017. Em sua décima quinta edição, o encontro mais importante do agronegócio do Brasil reunirá em um grande debate nomes que são referência para a agricultura, a pecuária, a economia e o mercado financeiro.

O tradicional evento tem o objetivo de divulgar e desenvolver o mercado de capitais para o agronegócio. São foco tanto os derivativos de commodities e sua função de gerenciamento de risco de preços no agronegócio como as alternativas de financiamento para a indústria.

O Seminário Perspectivas para o Agribusiness reúne empresas, produtores, investidores, economistas, representantes do governo e de instituições ligadas ao setor agropecuário. A abertura do evento será às 8h30 e contará com a presença do Diretor Presidente da B3, Edemir Pinto, e do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Blairo Maggi.

Programação

Durante o evento, serão apresentadas cinco palestras conduzidas por autoridades e executivos de grandes empresas para debater as principais tendências do agronegócio nacional e os reflexos macroeconômicos sobre o setor. A palestra de abertura será conduzida pelo Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi.

O ex-Ministro do MAPA e Presidente do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp, Roberto Rodrigues, apresentará a palestra A reconstrução do agronegócio do Brasil. O Presidente Executivo do Santander Brasil, Sérgio Rial, fará palestra sobre as Alternativas de financiamento para o agronegócio; e o Secretário de Política Agrícola do MAPA, Neri Geller, terá como tema de sua palestra o Plano Agrícola e Pecuário 2016/2017.

A palestra de encerramento será apresentada pelo Presidente do Conselho de Administração da BRF, Abilio Diniz, que falará sobre o tema Agronegócio no Brasil: Da produção ao varejo em uma perspectiva global.

Além das palestras, a programação do Seminário contará ainda com quatro painéis conduzidos por especialistas nos temas em pauta. O mercado de capitais e os instrumentos de financiamento para o agronegócio serão os temas do painel apresentado e moderado pelo Diretor Comercial e de Desenvolvimento de Mercados da B3, Fabio Dutra.

O painel terá as participações do Gerente Nacional de Soluções Financeiras da Syngenta, Jonatas Couri; do Sócio Executivo da Ecoagro, Moacir Teixeira; e do Sócio do Pinheiro Neto Advogados, Tiago Araujo Dias Themudo Lessa. A Economista-Chefe da XP Investimentos, Zeina Latif, será a moderadora do painel Impactos do câmbio sobre a economia e o agronegócio brasileiro, que contará com a participação do ex-Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, José Roberto Mendonça de Barros; e do Pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da FGV, Samuel Pessoa.

Os Desafios e oportunidades para o agronegócio brasileiro serão os temas do painel com a participação do Diretor Presidente da Cosan Limited, Marcos Marinho Lutz; e do Presidente do Conselho de Administração da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, Luiz Lourenço. O painel Cenários para o mercado de commodities terá as participações do Analista de Mercado da Reuters, John Kemp; do Sócio-Diretor da Agroconsult, André Souto Maior Pessôa; e do Presidente da Datagro, Plinio Nastari. Estes dois painéis serão moderados pelo ex-Secretário de Política Agrícola do MAPA, Ivan Wedekin.

O encerramento do Seminário Perspectivas para o Agribusiness contará com a participação do Vice-Presidente de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Banco Santander, Marcos Madureira e do Secretário de Política Agrícola do MAPA, Neri Geller.

Seminário Perspectivas para o Agribusiness em 2016 e 2017
Data: 16/06/2016 (quinta-feira)
Horário: das 8h30 às 18h20
Local: Sheraton São Paulo WTC, Piso C, Av. das Nações Unidas, 12.559, Brooklin Novo, São Paulo (SP)