A B3 e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, têm uma parceria de mais de quinze anos na construção de indicadores de preços agropecuários, utilizados na liquidação de contratos futuros da Bolsa (casos do boi gordo e do milho), e considerados fundamentais para a transparência e a melhoria da qualidade da informação em diversos mercados agropecuários.

É compromisso da B3 e do Cepea zelar pela qualidade dos indicadores de preços e suas respectivas metodologias, bem como monitorar de modo permanente as modificações no processo de comercialização e seus eventuais impactos na estrutura de formação dos preços.

Tendo em vista a importância econômica e a dinâmica do setor de combustíveis renováveis no Brasil e no mundo, a B3 e o Cepea lançam agora um indicador de preço diário para o Etanol Hidratado, com formação de preço na região de Paulínia (SP), um dos mais importantes polos de distribuição de combustíveis no Brasil.

Metodologia

O conteúdo abaixo descreve a Metodologia do Indicador de Preços do Etanol Hidratado Paulínia (SP) Esalq-B3A, objeto de convênio entre a Fundação de Estudos Agrários “Luiz de Queiroz” (Fealq) e a B3 – Bolsa, Balcão e Brasil, com responsabilidade de execução pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo.

Segmento de mercado

O indicador refere-se à média simples de preços de negócios realizados entre vendedores, especialmente unidades produtoras de etanol hidratado (combustível) e compradores, principalmente distribuidoras de combustíveis.

Destinação do produto

Nas amostras, serão considerados apenas os preços de volumes direcionados às bases de armazenamento e distribuição de Paulínia e os referentes a negócios cujos volumes serão enviados às bases de regiões de “influência de Paulínia”: Guarulhos, Barueri, Santo André, São Caetano do Sul, São José dos Campos, Cubatão, Ipiranga e São Paulo, localizadas no Estado de São Paulo. Nesse último caso, os preços serão ajustados para a condição CIF-Paulínia utilizando-se método a ser discutido adiante.

Frequência de divulgação e sistema de coleta das informações

O indicador terá periodicidade diária e deverá ser calculado com informações de preços fornecidas por agentes dos segmentos produtor, atacadista (distribuidoras de combustíveis), corretores e demais operadores do mercado físico, referidos a seguir como colaboradores.

A obtenção das informações de preços praticados no mercado de etanol hidratado será feita por equipe do Cepea, devidamente treinada. Os preços serão coletados por meio de ligações telefônicas e/ou de mensagens eletrônicas e deverão referir-se, necessariamente, a negócios efetivados. Sendo assim, as ofertas de compra e venda não comporão a amostra a ser utilizada no cômputo do indicador.

Tipos de informações de preços que comporão a base de dados usada na estimativa do indicador

  • O colaborador informa o preço PVU – Posto Veículo Usina e o preço do frete até Paulínia (SP).
  • O colaborador informa apenas o preço na condição PVU, desconhecendo o preço do frete. Nesse caso, o preço do frete é estimado considerando a distância entre o município em que se localiza a usina e Paulínia. Posteriormente, esse valor é somado ao preço PVU. Esse procedimento é adotado tanto no caso de venda direta para Paulínia quanto no caso de produto direcionado às bases de influência daquele polo. Vale notar que o frete é, então, estimado diretamente da usina até Paulínia, sem triangulação com a base a que efetivamente se direciona o produto.
  • Também serão considerados, na amostra, preços negociados em operações realizadas na condição CIF-Paulínia (preços de frete pagos pelo vendedor que entrega o produto na base de destino), independentemente da entrega do produto ser feita com ou sem frete de retorno.
  • Não são considerados na amostras preços CIF cujos volumes são direcionados a bases de influência do polo de Paulínia.

Procedimentos utilizados no cálculo do indicador

Os valores negociados a prazo, incluindo impostos e preços de frete, serão transformados em valores presentes usando a taxa do CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Após serem descontados os encargos financeiros referentes ao prazo de pagamento, os valores são desonerados de ICMS (incidindo a desoneração também sobre o preço do frete) e, por último, é descontado o valor do PIS/COFINS. Feitos os descontos, é calculada uma média aritmética simples, sendo os dados submetidos a procedimentos estatísticos para eliminar valores discrepantes.

Critérios estatísticos utilizados

Serão desconsideradas no cômputo da média as informações que excederem ao intervalo de dois desvios padrões.

Excepcionalidade

No caso do número de informações levantadas em determinado dia ser igual ou inferior a 5 (cinco), a média do preço deste dia será constituída pelo Indicador do dia anterior e pelos preços do dia corrente.

Forma como o indicador será divulgado

O preço CIF será divulgado em reais por metros cúbicos líquido de ICMS e PIS/COFINS, com duas casas decimais. A média apurada será arredondada nas duas casas decimais para a unidade (R$1,00) ou R$0,50 (cinquenta centavos). O Indicador será divulgado em moeda nacional e norte-americana, sendo, que neste caso, será utilizada a taxa de câmbio comercial para venda cotada às 16:01 para conversão divulgada pelo AEUSCO da Agência Estado.

Intervalo de classe das casas decimais Valor a ser considerado no arredondamento (R$)
De 0,00, inclusive a 0,25, exclusive 0,00
Entre 0,25, inclusive, a 0,75, exclusive 0,50
De 0,75, inclusive a 1,00, exclusive 1,00

Divulgação

O Indicador de Preços do Etanol Hidratado Paulínia (SP) Esalq-B3 será divulgado nos sites da B3 e do Cepea, após as 18:01, nos seguintes endereços eletrônicos: / e www.cepea.esalq.usp.br.
Adicionalmente, as corretoras da B3 podem tomar conhecimento do Indicador em BM&F Serviços na Intranet.

Estimativa dos preços de frete

Utilizando os preços de frete informados (negócios efetivados) pelos colaboradores e as respectivas distâncias entre o ponto de origem e o município de Paulínia, é ajustada aos dados, periodicamente, uma regressão (considerando uma função log-linear ou uma função potência, dependendo daquela que apresentar o melhor ajustamento) que possibilite estimar os valores de frete para diferentes distâncias, de modo a somá-los, quando necessário, aos valores PVU.

Na amostra de preço de frete utilizada para a estimativa da equação, não serão considerados valores que se refiram a transporte com frete de retorno.

As distâncias utilizadas na estimativa da equação terão como base as divulgadas pelo Guia Quatro Rodas – Rotas mais rápidas. São Paulo: Editora Abril, 2009.

Perguntas frequentes