A educação, para a B3, é um caminho para o contínuo desenvolvimento do mercado de capitais, das companhias e dos profissionais que nele atuam. Por isso, compartilhamos o conhecimento especializado que temos dentro de casa com as empresas do setor, seus colaboradores e com a sociedade.

Esse trabalho é feito pela B3 Educação e sua atuação é pautada por três grandes direcionadores:

  • Impulsionar o conhecimento sobre nossos produtos e serviços e apoiar nossos clientes em suas estratégias.
  • Fazer a gestão do conhecimento especializado interno e disseminá-lo entre os profissionais do mercado, pesquisadores acadêmicos e outros interessados.
  • Promover a educação financeira, preparando uma sociedade que entende o papel da B3 e conhece os princípios básicos do planejamento financeiro e investimentos.

Ao longo desses mais de trinta anos de atividades, desenvolvemos tecnologias educacionais e um portifólio de cursos abertos e customizados que já formaram mais de 90 mil alunos. Mais de 4 milhões de pessoas foram atendidas em iniciativas de educação financeira e de promoção do conhecimento sobre o mercado de capitais.

Outro foco é a aplicação da certificação do Programa de Qualificação Operacional da B3. Veja o que fazemos nessas áreas:

  • Cursos abertos e in company

    A B3 Educação possui uma agenda de cursos voltados à capacitação de investidores e profissionais do mercado, com iniciativas estruturadas em seis grandes áreas: mercado financeiro, ações, derivativos, finanças comportamentais, renda fixa e gestão de riscos.

    Além dos programas de prateleira, são desenvolvidas soluções customizadas em parceria com as empresas e voltadas ao atendimento de suas necessidades. Há, ainda, um portfólio de cursos online gratuitos abertos à população em geral.

  • Certificação para o PQO

    O Programa de Qualificação Operacional (PQO) tem por objetivo atestar o conhecimento e estabelecer um processo contínuo de atualização dos profissionais que atuam nos mercados administrados pela B3.

    A certificação no PQO é obrigatória para os profissionais que trabalham nos mercados administrados pela B3, mas qualquer profissional do mercado pode buscar a certificação, cuja prova é aplicada pela B3 Educação.

  • Visite a B3

    A B3 Educação promove visitas monitoradas gratuitas ao prédio do antigo pregão, durante a qual os participantes conhecem a B3, seu funcionamento e os mercados em que atuamos. A visita tem duração de duas horas e abrange uma sessão de cinema 3D, palestra, explicação sobre o painel e cotações e visita do Centro de Memória, onde são guardados documentos de valor histórico da B3 e das instituições a ela incorporadas, como a Bolsa do Rio de Janeiro.

    Para grupos de 20 a 60 pessoas, o atendimento é feito com hora marcada. Para grupos menores e visitantes individuais não há necessidade de agendamento e o atendimento é feito de acordo com as vagas disponíveis. O atendimento é feito de segunda a sexta, das 9h às 17h. Informações: (11) 2565-6795 e educacao@b3.com.br.

  • Educação financeira

    Outra frente para a qual direcionamos esforços é a educação financeira da população. Participamos da Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF, iniciativa criada em 2010 pelo governo federal para desenvolver e apoiar ações que contribuam para que as pessoas tomem decisões financeiras mais autônomas e conscientes.

    A B3 integra o Comitê Nacional de Educação Financeira da ENEF, formado por órgãos de governo como o Banco Central e a Comissão de Valores Mobiliários, e entidades que representam a sociedade civil. Também é mantenedora da Associação de Educação Financeira do Brasil, que é responsável pela execução da Estratégia Nacional.

    Além de apoiar o Programa de Educação Financeira nas Escolas e o Programa de Educação Financeira de Adultos da ENEF, a B3 Educação realiza uma série de atividades gratuitas na Semana Nacional de Educação Financeira e na Semana Internacional do Investidor.

Saiba mais