Objetivo

A Certificação de Profissionais da B3, no âmbito do Programa de Qualificação Operacional (PQO), tem como objetivo atestar o conhecimento dos profissionais que atuam em diversas áreas nos mercados administrados pela B3. Além disso, visa estabelecer um processo contínuo de atualização de conhecimento destes profissionais, a fim de manter o elevado padrão de qualidade operacional na indústria de intermediação.

Qualquer profissional ou demais interessados podem obter Certificações do PQO, independentemente de vínculo com um participante da B3. São áreas passíveis de certificação: Operações, Compliance, Risco, Comercial, Back Office, Liquidação, Custódia e Cadastro.

A escolha da certificação deve ser baseada na área de conhecimento e nas atividades desempenhadas pelo profissional conforme descrições estabelecidas no Manual de Certificação de Profissionais.

 

Diante do atual cenário, a Ancord lançará um modelo 100% on-line, para a aplicação das provas de certificação e recertificação do PQO, a partir de 27/08/2020, possibilitando que os profissionais façam as provas sem que seja necessário deslocar-se a um centro de testes. 

Por esse motivo, a B3 informa que prorrogará a extensão da validade das certificações para os profissionais, cujo vencimento ocorreria a partir de 01/03/2020, para 27/11/2020. Os profissionais recém-admitidos não certificados ou movimentados de função a partir dessa data também terão a dispensa da certificação estendida pelo mesmo prazo.

Para mais informações acesse o ofício circular disponível aqui