O selo de confiança da B3 para o mercado de energia foi criado para proporcionar maior transparência sobre o risco de contraparte nas negociações de contratos de compra e venda de energia elétrica. O Selo possui uma metodologia própria de avaliação que permite identificar o risco inerente a cada agente do mercado livre de energia.

Para que ele seja atribuído, são utilizados dois elementos principais: o cumprimento das obrigações previstas no Regulamento do selo de confiança da B3 para o mercado de energia e a análise de risco da carteira, considerando os limites de exposição recomendados x utilizados no momento.

Como funciona

Cada medida prevista no Regulamento corresponde a uma pontuação. É feita uma checagem da aderência às regras e, assim, são atribuídos pontos de acordo com seu cumprimento. Com a pontuação total obtida, o agente é enquadrado em um dos níveis do Selo: Nível 1, Nível 2 e Nível 3.

Além disso, é feita uma análise de risco para verificar a perda potencial da carteira de cada agente. Como resultado, são divulgados os agentes que estão aderentes ou não à metodologia de riscos adotada pela B3.

Medidas previstas no Regulamento e respectivas pontuações

Linha de ação Medidas Pontos
Envio das Demonstrações Financeiras Envio das Demonstrações Financeiras anuais* 0
Envio das Demonstrações Financeiras anuais e semestrais + 10
Envio das Demonstrações Financeiras trimestrais + 5 (cada uma)
Envio dos contratos Envio dos contratos diariamente* + 10
Envio dos contratos em tempo real + 20
Auditoria independente Envio do relatório da auditoria independente sobre as Demonstrações Financeiras anuais + 5
Envio do relatório da auditoria independente sobre as Demonstrações Financeiras anuais e semestrais + 10
Forma de envio dos contratos Envio dos contratos via arquivo eletrônico (planilha) 0
Envio dos contratos via integração sistêmica (API) + 7
Envio B3 e registro CCEE Divergência entre a totalidade dos contratos enviados à B3 e registrados na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) - 15
Estrutura administrativa Conselho consultivo + 5
Conselho de administração + 5
Governança Política de gerenciamento de riscos + 3
Área de gerenciamento de riscos + 4
Auditoria interna + 4

* Medidas obrigatórias. O não cumprimento de cada medida obrigatória implica na subtração de 10 pontos da pontuação total de cada agente.

Saiba mais

Plataforma de energia da B3
A plataforma de energia da B3 disponibiliza informações que favorecem a transparência, formação de preços e gestão de riscos no mercado livre de energia elétrica.

Derivativos de Energia
A B3 faz o registro de contratos de derivativos de balcão de energia elétrica nas modalidades Termo, Swap e Opção. Saiba como funciona esse mecanismo de proteção (hedge) contra a flutuação do preço da energia.

Contato
Para saber mais, fale com a gente pelo telefone +55 (11) 2565-6918, ou pelo e-mail energia@b3.com.br