Script Linkedin Partner

Institucional

Transparência

Relatório Anual

O Relatório Anual é um documento que visa divulgar, de forma transparente, as práticas de gestão, governança e os desempenhos econômico e socioambiental aos públicos estratégicos de uma organização, sendo importante referência para a tomada de decisão de investidores. Com o nosso Relatório Anual, buscamos divulgar, de forma transparente, as nossas práticas ESG para além do desempenho econômico da companhia.

Desde 2010, ano base 2009, a B3 divulga o seu Relatório Anual a partir das diretrizes da GRI Standards (Global Reporting Initiative), além de estar em alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU propostos pela Sustainable Stock Exchanges, sendo eles: 5 (Igualdade de Gênero), 8 (Trabalho Descente e Crescimento Econômico), 12 (Consumo e Produção Responsáveis), 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).

Confira os relatórios anuais da B3

Relate ou Explique

O Relate ou Explique foi uma inciativa em parceria com a GRI lançada na Rio+20, em 2012, para estimular que as companhias listadas da B3, reportassem no item 7.8 “Informações de Longo Prazo” – título do item na época – do Formulário de Referência (FR) da CVM se publicavam Relatório Anual que consideravam aspectos de sustentabilidade e, se não, explicar o motivo. O objetivo, além de estimular à transparência, visava compilar estes dados em um único documento, facilitando o acesso rápido à estas informações por parte do investidor.

Com a evolução do tema no mercado, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) atualizou, em 2016, o item 7.8 para “Políticas e Transparência de Informações Socioambientais”, incorporando diretamente esta solicitação. No ano seguinte, em 2017, passamos também a incentivar que as companhias reportassem as suas práticas em relação ao atendimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).

A partir de 2020, a B3 decidiu por não fazer mais a compilação deste banco de dados, uma vez que esta informação pode ser acessada diretamente por meio do regulador. Entendemos, após pesquisas e conversas com stakeholders, que os investidores não utilizavam este banco de dados específico em suas análises ESG, mas sim diretamente via FR e através de canais como site corporativo das companhias e questionários próprios.

A B3 incentiva a transparência de informações e continuará recomendando que as companhias reportem suas práticas ESG por meio do item 7.8 do Formulário de Referência. Para isso, trabalha em parceria com a CVM como coordenadora do Subgrupo de Transparência do Laboratório de Inovação Financeira (LAB), para oportunidades e avanços nesta agenda.

Publicação 2020 Subgrupo de Transparência do LAB da CVM - Comunicação versus Prestação de Contas: O reporte ASG nos documentos regulatórios das empresas listadas no Brasil.

CDP 

O CDP é uma organização sem fins lucrativos que opera o maior sistema global para reporte de informações relacionadas à gestão climática, de florestas e de água. É um movimento global de investidores com quase 100 trilhões US$ de ativos sob gestão.

A B3 responde, desde 2009, ao questionário anual do Programa de Mudanças Climáticas do CDP, buscando a evolução da transparência de informações e um processo de identificação interno de riscos decorrentes das mudanças climáticas e oportunidades para o negócio da companhia.

Histórico Questionários B3 – somente em inglês

Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE)

O Inventário de Emissões de GEE de uma organização é uma ferramenta utilizada para entender, quantificar e gerenciar seus impactos e emissões. A partir desta monitoramento é possível a implementação de ações consistentes, com o objetivo de promover metas de redução, a neutralização das emissões da organização e o engajamento no enfrentamento das questões relativas mudança do clima.

Desde 2009, a B3 inventaria suas emissões, e a partir de 2010 passou a ser verificado por terceira parte e a incluir o documento no Registro Público de Emissões do Programa Brasileiro GHG Protocol.

A B3 compensa as suas emissões que não são passíveis de redução desde o inventário ano-base 2011, tornando-se assim “carbono neutro”. Esta iniciativa tem entre os seus objetivos o de induzir a doação das melhores práticas de sustentabilidade pelas empresas listadas e o mercado em geral.

Em 2019, a B3 aderiu ao Programa Compromisso com o Clima, plataforma que conecta empresas que desejam compensar suas emissões por meio de projetos, em todo Brasil, que geram ações ambientais e sociais positivas.

Inventário 2019
Inventário 2018
Inventário 2017
Inventário 2016
Inventário 2015
Inventário 2014
Inventário 2013
Inventário 2012
Inventário 2011
Inventário 2010
Inventário 2009