Transparência

Relatório Anual

O Relatório Anual é um documento que visa divulgar, de forma transparente, as práticas de gestão, governança e os desempenhos econômico e socioambiental aos públicos estratégicos de uma organização, sendo importante referência para a tomada de decisão de investidores. Desde 2010, ano base 2009, a B3 divulga o seu Relatório Anual elaborado a partir das diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI).

Confira os relatórios anuais da B3

A B3 apoia e recomenda que suas companhias listadas reportem no item 7.8 do Formulário de Referência, se publicam Relatório Anual  que levem em conta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e, em caso contrário, expliquem o porquê – modelo ‘Relate ou Explique’. A iniciativa é liderada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e tem como objetivo estimular a transparência das estratégias e ações das companhias listadas em relação aos 17 ODS estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

CDP 

O CDP é uma organização sem fins lucrativos que opera o maior sistema global para reporte de informações relacionadas à gestão climática, de florestas e de água. É um movimento global de investidores com quase 100 trilhões de ativos sob gestão.

A B3 responde, desde 2009, ao questionário anual do Programa de Mudanças Climáticas do CDP, buscando a evolução da transparência de informações e um processo de identificação interno de riscos decorrentes das mudanças climáticas e oportunidades para o negócio da companhia.

Histórico Questionários B3 – somente em inglês

Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE)

O Inventário de Emissões de GEE de uma organização é uma ferramenta utilizada para entender, quantificar e gerenciar seus impactos e emissões. A partir desta monitoramento é possível a implementação de ações consistentes, com o objetivo de promover metas de redução, a neutralização das emissões da organização e o engajamento no enfrentamento das questões relativas às mudanças climáticas.

Desde 2009, a B3 inventaria suas emissões de GEE, e a partir de 2010 passou a ser verificado por terceira parte e a incluir o documento no Registro Público de Emissões do Programa Brasileiro GHG Protocol.

Desde 2013, anos base 2011 e 2012, a B3 compensa as suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) que não são passíveis de redução, tornando-se assim “carbono neutro”. Esta iniciativa tem entre os seus objetivos o de induzir a doação das melhores práticas de sustentabilidade pelas empresas listadas e o mercado em geral.

Inventário 2019
Inventário 2018
Inventário 2017
Inventário 2016
Inventário 2015
Inventário 2014
Inventário 2013
Inventário 2012
Inventário 2011
Inventário 2010
Inventário 2009