Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3)

  • O índice

    Apresentação 

    O Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (ISE B3) foi o 4º índice de sustentabilidade criado no mundo, em 2005.

    Objetivo

    Apoiar os investidores na tomada de decisão de investimento e induzir as empresas a adotarem as melhores práticas de sustentabilidade, uma vez que as práticas ESG (Ambiental, Social e de Governança Corporativa, na sigla em inglês) contribuem para a perenidade dos negócios.

    Ativos Elegíveis

    São convidadas para participar, como elegível, as companhias detentoras das 200 ações mais líquidas da B3, em um critério objetivo. O processo pressupõe o preenchimento de um questionário composto por 7 dimensões: Econômico–Financeiro, Geral, Ambiental, Governança Corporativa, Social, Mudança do Clima e Natureza do Produto e até 40 companhias compõem a carteira do índice (com vigência anual).

    Para mais informações visite o site ISE B3 ou entre em contato pelo e-mail ise@b3.com.br

    O ISE é uma ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na B3 sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. Também amplia o entendimento sobre empresas e grupos comprometidos com a sustentabilidade, diferenciando-os em termos de qualidade, nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, transparência e prestação de contas, natureza do produto, além do desempenho empresarial nas dimensões econômico-financeira, social, ambiental e de mudanças climáticas.

    O Conselho Deliberativo do ISE, o órgão máximo de governança do ISE, tem como missão garantir um processo transparente de construção do índice e de seleção das empresas. Atualmente, o CISE é composto por onze instituições:

  • Produtos relacionados

    Para o investidor

    O ISE B3 conta com o ETF ISUS11, gerido pela Itaú Asset Management.

    Para mais informações clique aqui ou acesse o site do Itaú Asset Management

    Para a companhia

    Para estimular a indução de boas práticas ESG, a B3 tornou gratuita às companhias listadas a categoria Simulado ISE B3, a partir de 2020.

    Aplicando o Simulado ISE B3 a companhia recebe instantaneamente um relatório detalhado, demostrando o seu desempenho nas 7 dimensões do questionário e um comparativo com as empresas que integram a atual carteira do Índice. A simulação também permite que as companhias atendam as demandas crescentes dos investidores, além se preparem para a participação no processo ISE B3 como elegível.

    Para mais informações clique aqui.