23/06/2021

B3 integra sistemas de pós-negociação de renda fixa e passa a disponibilizá-los pela Internet

Ambiente possibilitará a realização de todos os serviços de alocação e troca de mensagens


 

São Paulo, 23 de junho de 2021 – A B3 lança hoje o Hub Balcão, um serviço online que tem como objetivo integrar os ambientes de pós-negociação de títulos de renda fixa negociados no mercado de balcão.

A solução traz para uma única tela, interfaces dos sistemas iMercado e RTC, permitindo que tanto a mensageria quanto os serviços de boletagem, alocação, cancelamento de negócio e intermediação sejam feitos num único local.

Nessa primeira fase, serão contempladas pelo Hub Balcão as operações de títulos públicos negociados na plataforma Trader da B3 com alocação no RTC (Real Time Clearing) e custódia no Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia).

Em um segundo momento, previsto para entrar em operação no segundo semestre deste ano passam a poder trafegar no Hub também as informações sobre os negócios com títulos públicos alocados no iMercado e custódia no SELIC e também informações sobre os negócios com títulos privados realizados no Trader com alocação no RTC e custódia no NoMe.

A integração dos sistemas automatiza, padroniza e centraliza a comunicação entre corretoras, bancos, custodiantes, gestores e administradores de fundos, gerando agilidade e eficiência operacional para a liquidação dos negócios realizados com títulos de renda fixa.

“O lançamento traz também uma interface mais amigável, que roda a partir da infraestrutura B3 com acesso Web, evitando custos de desenvolvimento e maior tempestividade na disponibilização de novas funcionalidades e melhorias do produto. A B3 tem buscado oferecer soluções como essas, que simplificam o dia a dia dos usuários entregando mais dinamismo e a mesma segurança operacional, que é referência no mercado”, afirma Wladimir Oliveira, superintendente de Produtos e Serviços de Middle e Back Office da B3.