18/03/2024

B3 usa jogos de tabuleiro para educação financeira de crianças e jovens durante a Global Money Week

Evento promovido pela OCDE com apoio da bolsa do Brasil tem o objetivo de capacitar as gerações mais novas a conquistar autonomia aprendendo a administrar o dinheiro


São Paulo, 18 de março de 2024 – A B3, a bolsa do Brasil, deu início nesta segunda-feira (18) à programação da Global Money Week, evento internacional voltado à conscientização e promoção da educação financeira para cerca de 350 crianças e jovens.

O evento, promovido pela OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), coordenado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e com apoio da B3, disponibilizará durante o dia 18 de março uma série de brincadeiras, jogos educativos e uma peça de teatro para as crianças aprenderem sobre educação financeira se divertindo. 

A programação teve início com um toque de campainha, na manhã desta segunda, com a participação de representantes das instituições participantes. Após a cerimônia, o Espaço B3, situado no térreo da rua XV de Novembro, e que já abrigou o pregão viva-voz da bolsa, foi transformado em uma luderia com mediação de especialistas para auxiliar os jovens com os jogos educacionais.

“A educação financeira é fundamental para a prosperidade das pessoas e da economia de um país. Ao promover esse conhecimento para crianças e jovens, queremos que elas cresçam conscientes da importância de poupar e investir, e que possam seguir na busca de mais informações para que se tornem adultos com autonomia financeira, capazes de tomar decisões sobre o próprio dinheiro”, diz Christianne Bariquelli, superintendente de Educação da B3.

Até o dia 22, também haverá palestras e visitas em 12 universidades de São Paulo. A estimativa é de que 2.000 alunos do nível superior sejam alcançados.

Outra frente de atuação da B3 na Global Money Week, em parceria com a Planejar, a Prefeitura de São Paulo e o Todos pelo Centro é a realização de um mutirão no Triângulo Histórico com o objetivo de orientar a população de forma individual sobre orçamento pessoal e familiar, endividamento e outros assuntos relacionados à educação financeira. Planejadores financeiros voluntários da Planejar devem atender cerca de 200 pessoas ao longo da semana na região.

A Global Money Week é realizada em 176 países. Ao longo de 12 edições, a campanha atingiu mais de 100 milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo.

“Além de iniciativas de promoção da Global Money Week no Brasil temos mais de 100 cursos on-line disponibilizados no site da B3 Educação, o aplicativo HUB3, que também oferece conteúdos educacionais e um simulador de investimentos, e patrocinamos o MUB3 - Museu da bolsa do Brasil, que promove visitas guiadas gratuitas para estudantes e o público em geral”, conclui Christianne Bariquelli.

A B3 também possui o “Bora Investir”, um site com artigos, vídeos e cursos feito para ajudar as pessoas a entenderem como funciona o mercado financeiro e como investir seu dinheiro.

Confira a programação completa em  Global Money Week | Bora Investir