11/09/2019

Reformas e ajuste das contas públicas fazem melhoria do cenário econômico ser sustentável, dizem especialistas durante evento da B3 para investidores estrangeiros


A alta probabilidade da aprovação da Reforma da Previdência, a queda nas taxas de juros e o esforço do governo para atingir o  ajuste fiscal nas contas públicas foram os pontos mais repetidos pelos painelistas durante a abertura da “B3 Week - Brazilian Markets Going Global”, para justificar o otimismo com os rumos da economia brasileira.

Com início na última segunda-feira 09/09, a segunda edição do evento promovido pela B3 foi prestigiada por dezenas de investidores estrangeiros, que até o dia 12/09 participam de palestras, apresentações e sessões exclusivas sobre o cenário econômico e político do País e os desenvolvimentos que a B3 está promovendo.

As boas-vindas da semana foram dadas pelo CEO da B3, Gilson Finkelsztain, que classificou este momento do Brasil como "o início de um novo capítulo na história do mercado financeiro e de capitais".

Para o diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central, João Manoel Pinho, a autarquia tem adotado iniciativas para melhorar o fluxo de intermediação financeira no País e tornar o mercado brasileiro mais atrativo ao capital internacional.

O ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do Banco Central, Pedro Malan, destacou em sua apresentação a evolução da política monetária a partir da estabilização da moeda com o Plano Real - considerado um divisor de águas para a economia nacional, para justificar os avanços nessa agenda.

Eduardo Guardia, sócio do BTG Pactual e ex-ministro da Fazenda, e Luiz Fernando Figueiredo, CEO da Mauá Capital, participaram do debate final do dia , que teve como moderador Juca Andrade, vice-presidente de Produtos e Clientes da B3. Questionados sobre a sustentabilidade das recentes mudanças no mercado brasileiro, os especialistas responderam que o caminho é longo, mas que o Brasil segue na direção correta rumo ao desenvolvimento.