19/06/2020

B3 passa a gerir a operação da Central de Exposição a Derivativos (CED)


 

São Paulo, 19 de junho de 2020 – A B3 conclui a aquisição da Central de Exposição a Derivativos (CED), após a assinatura do contrato e o cumprimento das condições prévias estabelecidas na transação com a Febraban, anteriormente responsável pela operação da CED.

Criada em 2010 em uma iniciativa conjunta de participantes e reguladores como uma resposta aos problemas detectados na crise dos derivativos cambiais de 2008, a CED é uma empresa sem fins lucrativos que oferece ao mercado de capitais transparência sobre as posições de derivativos contratados no Brasil, permitindo uma avaliação mais precisa das instituições financeiras na concessão de crédito para as empresas nesse tipo de operação.

Atualmente, a CED atende grande parte do mercado bancário de derivativos brasileiro, gerando relatórios consolidados das exposições a derivativos de clientes de instituições financeiras.

Ainda que as informações da CED sejam hoje geradas pela própria B3, a aquisição da operação não trará impactos na atual dinâmica de prestação de serviços da CED, principalmente na gestão e proteção de dados. No médio prazo, há potencial para o desenvolvimento de um sistema ainda mais seguro, eficiente e de menor custo aos clientes da CED, bem como o desenvolvimento de novos relatórios e o aperfeiçoamento daqueles já existentes.

Conheça o site da Central de Exposição a Derivativos.