16/07/2020

B3 realiza segunda fase de doações para combater efeitos da pandemia do novo coronavírus

Além de apoiar a saúde, iniciativa busca preservar renda de microempreendedores e garantir segurança alimentar; R$ 50 milhões serão doados até o fim do ano


 

Por meio da B3 Social, a B3 iniciou a segunda fase de doações para apoiar a sociedade no combate aos efeitos da pandemia do novo coronavírus. Esta etapa tem um caráter nacional e dois novos propósitos: ampliar o alcance das ações destinadas à saúde e atender entidades de apoio a microempreendedores, agricultores sustentáveis e donos de negócios com atuação periférica e outras comunidades específicas sem acesso a mecanismos tradicionais de crédito – auxiliando a preservar sua renda e, consequentemente, os empregos de muitos brasileiros.

Ações de distribuição de alimentos por todo o território nacional e hospitais públicos que carregam grande parte do atendimento do SUS também receberão recursos. Serão doados R$ 17 milhões.

 

Compromisso de longo prazo com a sociedade

A B3 estruturou um projeto faseado de doações de longo prazo que considera não somente ações emergenciais na saúde para a garantia de atendimento médico, mas também tem um olhar para os demais efeitos sociais e econômicos da pandemia no futuro. “Nós entendemos que o papel da B3 vai muito além da manutenção segura e organizada dos mercados de capitais e, por isso, estamos apoiando iniciativas mais amplas”, diz Gilson Finkelsztain.

Até o final do ano, serão doados R$ 50 milhões. A primeira fase do projeto, iniciada em março, distribuiu R$ 12,3 milhões e teve como foco atender a urgência da saúde pública com doações para a compra de equipamentos hospitalares. Em outra frente, foram distribuídos recursos a entidades que garantem segurança alimentar a populações em situação de vulnerabilidade e abrigam moradores de rua que contraíram a doença ou são pertencentes ao grupo de risco.

Também está prevista uma última fase, que vai seguir apoiando projetos de renda e alimentação. Nessa etapa, a B3 aceitará sugestões dos seus colaboradores para indicar instituições espalhadas pelo Brasil. O objetivo é incluir os funcionários neste importante projeto e promover a união em um só time contra a pandemia. Serão distribuídos R$ 20,7 milhões. 

 

Destinação dos recursos

1ª fase:

  • Hospital das Clínicas SP
  • Hospital das Clínicas Ribeirão Preto
  • Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (gestão de hospitais públicos)
  • Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein (gestão de hospitais públicos)
  • Comunitas - Merenda em casa (transferência de renda para 110 mil alunos em extrema pobreza e que não recebem bolsa família)
  • Rio Contra Corona (cestas básicas e de higiene)
  • União SP (cestas básicas e de higiene)
  • Missão Belém (moradores de rua do Centro de SP)

2ª fase:

  • Fundo socioambiental Conexsus: financiamento de negócios comunitários alcançando mais de 150 mil pequenos agricultores.
  • Fundo Volta por Cima: crédito para 55 negócios de impacto social.
  • Matchfunding Salvando Vidas: entrega de suprimentos (ventiladores pulmonares, monitor de sinais, entre outros) e insumos (máscaras, luvas, avental, etc.) para quase 1 mil hospitais filantrópicos e Santas Casas.
  • Unidos contra a COVID-19 (Fiocruz): financiamento de pesquisas para tratamento e produção massiva de testes.
  • Todos pela Saúde (Redes da Maré): apoio ao combate do coronavírus para os moradores das 16 comunidades da Maré (RJ).
  • Ação da Cidadania: distribuição de 33 mil cestas básicas e kits de higiene beneficiando mais de 132 mil pessoas.
  • Amigos do Bem: distribuição de cestas básicas para 100 mil pessoas no sertão do Nordeste.
  • Comunitas - Merenda em casa: transferência de renda para 110 mil alunos em extrema pobreza e que não recebem bolsa família

 

3ª fase:

  • Saúde, com foco em testagem e imunização.
  • Parceria com organizações para oferecer crédito a microempreendedores.
  • Segurança alimentar de populações vulneráveis.
  • Campanha interna com colaboradores.

Sobre a B3 Social

A B3 Social é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 2007, com o objetivo de alinhar a estratégia de investimento social privado da B3 à evolução de sua cultura corporativa. É responsável pelas ações da Campanha #UmSóTime que doará até o final do ano R$ 50 milhões para instituições que estejam combatendo os impactos do novo coronavírus, nos eixos de alimentação, saúde e renda.

Sobre a B3

A B3 S.A. (B3SA3) é uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo e uma das maiores em valor de mercado, entre as líderes globais do setor de bolsas. Conecta, desenvolve e viabiliza o mercado financeiro e de capitais e, junto com os clientes e a sociedade, potencializa o crescimento do Brasil.

Atua nos ambientes de bolsa e de balcão, além de oferecer produtos e serviços para a cadeia de financiamento. Com sede em São Paulo e escritórios em Londres e Xangai, desempenha funções importantes no mercado pela promoção de melhores práticas em governança corporativa, gestão de riscos e sustentabilidade.

B3. Com o mercado, para o futuro.