19/02/2019

B3 se torna parceira do Programa Compromisso com o Clima ao lado de Itaú Unibanco, Natura e Instituto Ekos Brasil

Programa inicia ciclo de 2019 mais robusto para fomentar uma economia de baixo carbono junto às empresas


 

São Paulo, 19 de fevereiro de 2019 - Para reforçar o seu papel de mobilizar o mercado de capitais em ações de sustentabilidade e responsabilidade climática, a B3 aderiu ao Programa Compromisso com o Clima, colaborando agora com Itaú Unibanco, Natura e Instituto Ekos Brasil por atuações corporativas mais responsáveis.

Juntas, as organizações ganharão escala ao compensar suas emissões de gases de efeito estufa, fomentando uma economia de baixo carbono no Brasil. Com mais organizações participando, também mais projetos socioambientais podem ser apoiados, aumentando por consequência os benefícios ao meio ambiente e à sociedade.

“O Programa Compromisso com o Clima fica ainda mais forte a partir de agora. É muito gratificante ter a B3 como parceira desta iniciativa pelo potencial de mobilização do mercado de capitais brasileiro. O setor privado tem papel fundamental de promover espaços para transformações, em prol de uma economia mais verde, inclusiva e mais sustentável”, afirma Denise Hills, consultora chefe de Sustentabilidade do Itaú Unibanco.

Uma novidade proveniente dessa nova parceria é uma garantia de desconto na taxa de adesão ao Programa às empresas participantes do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e do Índice de Carbono Eficiente (ICO2). Além disso, também serão oferecidas oficinas e capacitações exclusivas a este grupo de corporações. “Com a chegada da B3, o Programa ganha um importante reforço em prol de uma nova economia. Ao longo de mais de uma década como empresa Carbono Neutro, sabemos que é possível amplificar a efetividade das nossas ações se estivermos ao lado de parceiros com o mesmo objetivo”, comenta Keyvan Macedo, gerente de Sustentabilidade da Natura.

“Para a B3 é uma honra e uma responsabilidade se tornar parceira institucional da Plataforma Compromisso com o Clima, ao lado de Itaú e Natura. Acreditamos que a iniciativa tem um grande potencial para alavancar a necessária transição rumo a uma economia de baixo carbono e, neste contexto, atuaremos junto às empresas listadas e investidores para desenvolver ainda mais este mercado”, afirma Sonia Favaretto, diretora de Imprensa, Sustentabilidade, Comunicação e Investimento Social da B3.

Entenda o Compromisso com o Clima

Em 2017, Itaú Unibanco e Natura, com o apoio do Instituto Ekos Brasil, fizeram uma parceria inédita e lançaram o Edital Compromisso com o Clima, selecionando projetos que reduzem emissões e geram benefícios sociais e ambientais para compensar suas emissões inevitáveis, de processos produtivos.

Desde então, estas organizações vêm atuando para fomentar os projetos participantes, compartilhando aprendizado por meio da inédita Plataforma Ekos Social, que faz a conexão entre as empresas  e os projetos selecionados. 

Assim, o que começou como um Edital de colaboração entre as duas empresas se transformou em um Programa que abriu suas possibilidades a outras empresas, a fim de ampliar o impacto positivo das ações, que já vinha sendo experimentado pelas primeiras participantes.

Agora o Programa trabalha pela adesão de novas empresas. O objetivo? Ganhar escala com suas ações de mitigação às mudanças climáticas, ampliando também os benefícios para o meio ambiente e para a sociedade.

Como participar

A adesão ao Programa está aberta para organizações privadas de todos os portes. Para aderir, as organizações interessadas devem entrar em contato com o Instituto Ekos Brasil para conhecer as diferentes modalidades de participação.

Um novo edital será lançado para captar projetos, o que deve ocorrer durante o primeiro semestre de 2019. Um dos diferenciais do Programa é o seu modelo colaborativo de gestão. Assim, as organizações que apoiam o Programa irão participar nas tomadas de decisão e na definição de como os projetos devem ser avaliados.

Ao final do edital, as organizações participantes poderão conhecer os impactos socioambientais e os riscos de cada projeto. Tudo isto será disponibilizado pelo Instituto Ekos Brasil na Plataforma Ekos Social. Com isso, a escolha dos projetos se tornará mais simples e segura, uma vez que a avaliação será feita por especialistas com base em sólidos critérios socioambientais e de governança.

Para conhecer mais sobre o Compromisso com o Clima, acesse a Plataforma Ekos Social (https://compromisso.ekos.social/)  ou entre em contato com o Instituto Ekos Brasil.