11/06/2021

Diversidade: A B3 abraça e incentiva essa causa


São Paulo, 14 de junho de 2021 - No mês do orgulho LGBTQIA+, você sabe de que forma a B3, a bolsa do Brasil, atua para garantir um ambiente mais diverso e inclusivo, livre de assédio e discriminação?

Se a sua resposta foi não, nós listamos algumas das nossas principais iniciativas para te contar que aqui esse tema é levado a sério:

Núcleos de diversidade: Em 2018 formamos os Núcleos de Diversidade, que são grupos de trabalho formados por funcionários de todos os cargos para discutir as pautas relacionadas a cada um dos cinco grupos de interesse: Gênero, Raça e Etnia, Pessoas com Deficiência, LGBT+ e Gerações. Os Núcleos somam mais de 200 pessoas envolvidas, entre membros e aliados, dos mais diversos níveis (de estagiários a diretores) e áreas da organização. Além de representarem o “lugar de fala”, os Núcleos também são os especialistas na temática e atuam de maneira ativa na sua frente de atuação interna e externamente à B3.

Meta corporativa: desde 2020 definimos, juntamente com o Conselho de Administração da B3, uma meta organizacional e corporativa relacionada à Diversidade e Inclusão que consiste no aumento da representatividade interna de públicos específicos, além do avanço nas demais frentes relacionadas ao tema. Temos o Comitê de Pessoas e Remuneração e a alta liderança da B3 engajados no tema, com periodicidade de pautas garantidas para o reporte e acompanhamento das ações.

Programa de Estágio com foco em Jovens Negros: Por meio de uma comunicação mais clara e direcionada, da atuação em conjunto com parceiros especializados e a participação em eventos exclusivos, conseguimos mais do que dobrar a representatividade de pessoas negras nas posições de estágio na B3 em 2020. Além disso, depois de contratados, os jovens participam de uma trilha de desenvolvimento específica e construída com o Núcleo de Diversidade de Raça e Etnia, que contempla um programa de mentoria com os líderes da organização e até o acesso a uma plataforma online para o desenvolvimento de um segundo idioma.

Programa Plural e Desenvolvimento PCD: Também lançamos o Programa Plural, iniciativa que tem como objetivo contratar e desenvolver profissionais com deficiência a partir de uma experiência imersiva na B3, com duração de três meses. A intenção do programa é que esses profissionais cheguem mais familiarizados com os desafios da organização e de cada área, além de mais preparados e confiantes para atuarem em suas posições. Os 28 profissionais que participaram do programa em 2020 passaram por mais de 5 mil horas de desenvolvimento no total, em conteúdos técnicos e comportamentais. Também tivemos uma atuação focada no desenvolvimento dos demais profissionais com deficiência da organização, e seus gestores, passando por uma trilha específica com mais de 360 horas de desenvolvimento e conteúdos como autogestão e protagonismo.

Mulheres em T.I.: Desde 2020, temos um trabalho focado em aproximar mais o público feminino das carreiras de tecnologia da B3. A realização do primeiro hackathon interno da organização com essa problemática reuniu homens e mulheres da organização que, divididos em 8 times, se dedicaram a uma semana de estudo, discussão e prototipação de soluções viáveis. Das soluções apresentadas, a vencedora já está em fase de implementação e temos mais duas no pipeline para avaliação no segundo semestre de 2021. O trabalho de mulheres em T.I. também passa por fomentar e formar uma base mais robusta de programadoras. Pensando nisso, em parceria com a B3 Social, oferecemos em 2020 300 bolsas de estudo focadas no desenvolvimento de linguagens de programação para jovens, por meio de parcerias com a PrograMaria, Reprograma e Generation Brasil.

Inclusão LGBT+: Desde 2019 fazemos parte do OUTstand, rede de profissionais do mercado financeiro que encoraja e mobiliza reflexões sobre o tema LGBT+ em empresas deste segmento, promovendo diversidade e inclusão, e nos posicionamos publicamente compartilhando nosso empenho e avanços na temática. Internamente as ações de desenvolvimento, conexão e conscientização em relação ao tema são foco da agenda de trabalho. Nesse caminho, de 2018 para 2020, quase dobramos a representatividade LGBT+ na organização e avançamos na criação de um ambiente mais seguro e livre de discriminação, com abertura para o diálogo.

Práticas inclusivas: atuamos em conjunto com diversos parceiros especializados nas temáticas de Diversidade e Inclusão, parceiros focados no R&S de públicos diversos e adotamos outras práticas que garantem um processo seletivo com mais diversidade e mais inclusivo, tais como, apresentação de perfis de diversidade para mais de 70% das posições trabalhadas e processos seletivos às cegas para áreas específicas, a fim de mitigar a eventual ação de vieses inconscientes que possam impactar o processo. Além disso, desde 2019, foram realizadas + 800 horas de treinamentos sobre o tema focados na alta liderança e níveis de gestão, com o objetivo de garantir o alinhamento das práticas internas de gestão. Em 2020 revisamos todas as práticas internas de Pessoas para garantir a equidade e a inclusão em todos eles.

Woman on Board (WOB): Somos signatários do WOB, iniciativa que visa engajar o board na discussão de equidade de gênero, e temos atualmente três mulheres entre os 11 membros do nosso conselho de administração.

E como bolsa, assumimos também nosso papel como indutora dessa agenda no mercado e temos iniciativas que estimulam e fomentam essa pauta junto as empresas. Entre elas:

ISE B3: Criamos, em 2005, um dos primeiros índices ESG do mundo, o ISE B3 (Índice de Sustentabilidade Empresarial) que estimula boas práticas e ajuda a trazer um indicador de evolução dessa agenda no Brasil. Desde o início os questionários do índice trazem questões relacionadas a diversidade, mas as perguntas foram sendo aprimoradas ao longo dos anos para que o diagnóstico se tornasse mais preciso.

Bootcamp de diversidade e inclusão: Lançamos um programa que tem como objetivo apoiar  as empresas na construção e execução de uma estratégia robusta de D&I, além de compartilhar boas práticas de mercado e ferramentas de acompanhamento e mensuração. O programa, gratuito e on-line, conta com parceiros técnicos e especialistas na temática e é voltado para lideranças de Recursos Humanos, Diversidade e Sustentabilidade de bancos, corretoras e empresas listadas na bolsa de valores.

Ring The Bell for gender equality: Desde 2017, promovemos um toque de campainha com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre empoderamento econômico feminino e as oportunidades para o setor privado ao promover a equidade de gênero e o desenvolvimento sustentável. A ação, coordenada pela Sustainable Stock Exchanges (SSE), reúne a cada ano cerca de 100 bolsas em todo o mundo.

Be Toghether: iniciativa que criamos para reunirmos mulheres do mercado financeiro, representando empresas clientes da B3, que tem por objetivo o aprendizado mútuo e a troca de boas práticas nas empresas para promover a presença feminina no mercado financeiro e contribuir para um ambiente mais justo, diverso, igualitário e atrativos para as mulheres.

Programa Diversidade em Conselho: O Programa, criado em 2014, tem como principal iniciativa favorecer a exposição das mulheres ao ecossistema de conselhos de administração, conselhos fiscais e comitês de organizações públicas, privadas ou do terceiro setor, por meio de troca de experiências, aprendizado e fortalecimento de network com apoio de profissionais experientes na atuação em conselhos, que atuam como mentores (as). Trata-se de uma iniciativa conjunta da B3, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), International Finance Corporation (IFC) e Spencer Stuart e WomenCorporateDirectors (“WCD”).