01/12/2020

B3 recebe o primeiro ETF de Fundos Imobiliários do Brasil

XFIX11 desenvolvido pela XP Inc. replica desempenho do Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários (IFIX)


A B3 passa a negociar, a partir de 30/11, o primeiro ETF de Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs) do Brasil. Listado com o ticker XFIX11, o produto foi desenvolvido pela XP Inc. e replica o desempenho da carteira teórica de ativos do Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários (IFIX), a principal referência de desempenho médio das cotações dos fundos imobiliários negociados na B3.

XFIX.jpg

Toque de campainha no encerramento do pregão da B3 em 30/11 marcou a listagem do XFIX11 (créditos: Cauê Diniz)  

As cotas do ETF são negociadas na B3 de forma semelhante às ações. Porém, ao adquirir tais cotas, o investidor, indiretamente, passa a deter todos os ativos que compõem a carteira teórica do IFIX, hoje formada por 81 FIIs listados na B3. Dessa forma, o XFIX11 proporciona mais eficiência aos investidores que buscam diversificação no setor imobiliário.

Segundo Felipe Paiva, diretor de Relacionamento com Clientes da B3, a chegada do primeiro ETF de FIIs ao mercado atende a uma demanda dos investidores. “Esse setor é muito querido pelos investidores brasileiros. Uma em cada três pessoas físicas na bolsa de valores hoje tem ao menos um FII em carteira. Esse lançamento pioneiro da XP era muito aguardado e deve abrir caminho para muitos outros produtos voltados para o mercado imobiliário”, comenta.

“Vínhamos estudando o lançamento de um ETF há algum tempo, mas queríamos algo que tivesse a cara da XP: que fosse inovador e que viesse para atender uma demanda represada do mercado. Esse ETF é exatamente isso e o seu lançamento vem em um momento de grande procura por Fundos de Investimento Imobiliário (FII). Temos certeza que será um grande sucesso”, comemora Gustavo Pires, diretor de produtos da XP. 

O XFIX11 oferece uma série vantagens aos investidores, tais como liquidez – uma vez que pode ser negociado em bolsa e pode ser comprado e vendido como se fosse uma ação – diversificação – com apenas uma transação o ETF proporciona o investimento em carteira variada de fundos – e transparência – com a divulgação diária da composição da carteira do índice e formação de preço em bolsa. A B3 também informa, a pedido do administrador do fundo, que a alíquota do imposto de renda aplicável na hipótese de alienação de cotas de fundos imobiliários é de 20% sobre o ganho líquido, cf. art. 37 da Instrução Normativa RFB nº 1.585/2015, aplicando-se, também, às negociações de cotas do XFIX11. Para conferir a carteira em vigor do IFIX, clique aqui.

Empréstimo de FIIs e FIPs
Além da listagem do primeiro ETF de FIIs do Brasil, a B3 também passa disponibilizar a partir de 30/11 o serviço de empréstimo de cotas de fundos de investimentos imobiliários (FIIs) e de cotas de fundos de investimentos em participações (FIPs). Estarão disponíveis para o empréstimo apenas cotas de fundos que atendam a requisitos tais como volume médio diário mínimo de negociação e número médio mínimo de cotistas. Os critérios estão detalhados no ofício distribuído ao mercado pela B3 no último dia 24/11 (clique aqui para ler).

“O empréstimo de ativos é um instrumento muito relevante para o mercado financeiro. Além de viabilizar diversas estratégias de investimento, tanto no mercado à vista quanto de derivativos, o empréstimo permite a atuação de formadores de mercado de forma mais eficiente e intensa”, explica Marcos Skistymas, superintendente de Produtos da B3. “Disponibilizar essa opção aos FIIs e FIPs deve impactar positivamente a liquidez no mercado à vista desses ativos e estimular o lançamento de outros produtos”, completa.