04/11/2019

B3 anuncia nova edição de Programa de Formador de Mercado para Ações, BDRs e ETFs

Com a experiência bem-sucedida de 2018 – que elevou em 62% o volume médio diário negociado dos ativos participantes – programa será ampliado


Os mercados de ações, BDRs e ETFs da B3 contarão, a partir de hoje, com novos formadores de mercado. A iniciativa faz parte do programa da B3 voltado para o desenvolvimento de liquidez e performance dos ativos participantes. Neste ano, além da ampliação de ativos elegíveis, a demanda por credenciamento no programa também aumentou com 13 instituições credenciadas no programa, sendo que cinco delas participam pela primeira vez. Foram contempladas 89 ações, 2 ETFs e 230 BDRs, em comparação com as 54 ações em 2018.

O aumento da lista de ativos elegíveis tem relação direta com o sucesso do primeiro programa que encerrou na sexta-feira (01/11) com resultados expressivos.

No volume médio diário negociado (ADTV), foi registrado um aumento de 62% para os ativos participantes do programa, contra uma alta de 30% para os ativos do IBRx-100 que não participaram da iniciativa.

A alta também foi observada em outros indicadores, na mesma base de comparação: a quantidade de ativos negociada teve um salto de 54% (contra 18% para os ativos do IBRx-100 não-participantes), enquanto o número de negócios cresceu 49% (contra 16% dos não-participantes). Também foi verificada  redução significativa de spreads entre os ativos participantes do programa em comparação com o restante do mercado.

Na B3, os formadores de mercado têm como compromisso manter ofertas de compra e venda de forma regular e contínua durante a sessão de negociação, fomentando a liquidez dos valores mobiliários, facilitando os negócios e mitigando movimentos artificiais nos preços dos produtos.

O período de atuação dos formadores neste programa é de dezoito meses, iniciando hoje, 04/11/2019, até 30/04/2021.

Para consultar os ativos beneficiados, os parâmetros obrigatórios e o número de formadores credenciados acesse o site da B3.

Acesse o site da B3 para mais informações sobre os formadores de mercado.