Formador de Mercado | B3

Formador de Mercado

16/06/2016

B3 expande programa de Formador de Mercado


O programa de Formador de Mercado da BM&FBOVESPA continua em expansão. Estão abertos os processos de credenciamento de formadores de mercado para 2 produtos diferentes, nos mercados futuros e de opções. São eles: 

Contrato Futuro de S&P 500

Até 01/08/2016, poderão solicitar credenciamento as instituições domiciliadas no Brasil ou com residência, sede ou domicílio no Exterior. Conheça os parâmetros de atuação e os benefícios.

Opções sobre Ações do Itaú Unibanco Holding S.A. (ITUB4)

 Até 15/07/2016, poderão solicitar credenciamento as instituições domiciliadas no Brasil ou com residência, sede ou domicílio no Exterior. Conheça os parâmetros de atuação e os benefícios

Além disso, você pode consultar em nosso site  (selecione Renda Variável, Renda Fixa, Opções ou Futuros) todos os programas de Formador de Mercado disponibilizados pela Bolsa.

Em breve, novos programas serão lançados.

Como funciona o programa de Formador de Mercado

Mercado a Vista: o formador de mercado para mercados a vista é contratado pela emissora dos ativos. Neste caso, a companhia listada é responsável pela sua contratação e a BM&FBOVESPA analisa a proposta de obrigações mínimas relativa às atividades de formação de mercado. 

Derivativos: a BM&FBOVESPA está diversificando o programa de formador de mercado para diversos ativos, como por exemplo, Opções sobre Ações, Futuros de Commodities, Futuros de Índices de Ações e Futuros de Moedas. Os formadores de mercado deverão seguir o processo de autorização estabelecido para os ativos específicos, sendo que atualmente há duas maneiras de realizar esse processo:

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Modalidade

Processo de Concorrência

Credenciamento

Obrigações

BM&FBOVESPA estabelece os mínimos de volume e de período de atuação na sessão de negociação

Os interessados indicam o spread (respeitando o máximo estabelecido pela Bolsa)

Obrigações Mínimas

BM&FBOVESPA estabelece TODAS as obrigações mínimas: spread máximo, volume mínimo e período de atuação na sessão de negociação

Processo de seleção

As três melhores ofertas (com os menores spreads) serão escolhidas.

Se a instituição interessada aceitar as obrigações mínimas definidas pela Bolsa, precisará apenas enviar o Termo de Credenciamento

Número de Formadores de Mercado (FMs)

Até 3 FMs

Até 5 FMs

Prazo estimado para início das atividades do FM

Até 73 dias úteis

Vai depender da velocidade do FM. Bolsa analisará e credenciará a instituição em até 15 dias úteis

Benefícios

Os mesmos para ambas modalidades

Entenda as vantagens de ser um formador de mercado registrado na BM&FBOVESPA

  • Nível mais elevado de fluxo de ordens (higher throttle level).
  • Isenção da política de índice de ordens executadas por ordens transmitidas (ratio policy).
  • Isenção do pagamento de emolumentos e taxas de negociação do produto para o qual foram autorizados a formar mercado e para o ativo definido para fins de hedge, respeitando as regras específicas do programa.

Regras e requisitos mínimos para registro

•    Pessoas jurídicas devidamente registradas na BM&FBOVESPA, sejam ou não domiciliadas no Brasil, levando em consideração os contratos não autorizados para negociação por investidores residentes nos Estados Unidos, podem candidatar-se a atuar como Formador de Mercado. 
•    Cabe à Bolsa credenciar o Formador de Mercado e monitorar seu desempenho. 
•    As obrigações mínimas necessárias variam conforme os respectivos ativos, mas as principais são: dever de colocar ofertas firmes de compra e venda para uma quantidade mínima de contratos, respeitando o spread máximo, e tempo de presença em pregão determinado em contrato.

Saiba mais

Formador de mercado