18/02/2019

B3 anuncia o lançamento do processo 2019/2020 do ISE


São Paulo, 18 de fevereiro de 2019 - A B3 realizou nesta segunda-feira o lançamento do ISE B3 2019/2020. O evento marca o início do processo seletivo para a 15ª carteira do índice. Durante o evento, voltado para empresas e para o público interessado no tema, foram apresentados o cronograma de atividades e as iniciativas do ano.

Uma das novidades do novo processo do ISE B3 é o anúncio da ABC Sustentabilidade como a nova parceira técnica do índice. A partir desta carteira, a B3 passa a fazer a gestão direta do ISE. “Após 14 anos o ISE alcançou uma maturidade muito importante nacional e internacionalmente. Com isso, entendemos que nosso gerenciamento direto acrescentará muito ao índice, a fim de torná-lo um instrumento de mercado cada vez mais relevante”, afirma Sonia Favaretto, diretora de Imprensa, Comunicação, Sustentabilidade e Investimento Social da B3.

Aron Belinky, coordenador geral da ABC Sustentabilidade, afirma que uma importante missão nessa parceria será avançar nas melhorias previstas para a metodologia do índice, e simultaneamente manter seus pilares. “Estamos muito honrados e orgulhosos com a parceira com a B3”.

Além da ABC Sustentabilidade, o ISE B3 conta com os parceiros KPMG -- que faz a asseguração externa do processo desde 2012, o que confere ainda mais credibilidade e confiabilidade ao índice – e Imagem Corporativa – que realiza o monitoramento diário de imprensa.

Outra novidade do processo 2019/2020 é a entrada do CDP (Carbon Disclosure Project), na pessoa de Lauro Marins, na coordenação da Dimensão “Mudança do Clima”. “Esta aproximação entre CDP e ISE B3, sem dúvida traz possibilidades interessantes para o avanço da temática no mercado”, complementa Sonia.

As inscrições para o processo 2019/2020 do ISE B3 estão abertas a partir de hoje. O questionário será lançado em 25 de julho.  Além disso, a agenda do índice inclui os workshops de revisão, que estão agendados para acontecer de 27 a 29 de março. Conheça o novo site do ISE B3 (www.iseb3.com.br) e consulte o calendário completo. 

Sobre o ISE B3
O Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (ISE B3) foi criado em 2005, sendo o quarto do tipo no mundo. São convidadas a participar as empresas que detém as 200 ações mais líquidas na B3. O índice conta com um Exchange Traded Fund (ETF), o ETF ISUS11 (fundo de índice), listado em 31/10/2011, uma opção ao investidor atento a esta agenda. 

A avaliação das empresas é feita em dois âmbitos: quantitativo (respostas do questionário) e qualitativo (envio de documentos comprobatórios de forma amostral). O mais alto nível de governança do ISE é o CISE - Conselho Deliberativo do ISE, presidido pela B3, e composto por mais 10 entidades: Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec) – vice-presidente do CISE; Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp); Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima); Grupo de Institutos Fundações e Empresas (GIFE); Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON); Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC); Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social; International Finance Corporation (IFC); Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA); e Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Para mais informações, acesse: www.iseb3.com.br