19/10/2018

Consórcio São Paulo Energia vence leilão de desestatização da CESP realizado na B3


 

B3 conduziu nesta sexta-feira a sessão pública do leilão de alienação do bloco de controle acionário da CESP – Cia. Energética de São Paulo, pertencente, direta e indiretamente, ao Estado de São Paulo. Foram ofertadas no total 116.450.219 (cento e dezesseis milhões quatrocentos e cinquenta mil e duzentos e dezenove) ações, no valor mínimo de R$14,30 por ação.

O proponente Consórcio São Paulo Energia, representado pela corretora SLW CVC, ofertou proposta de R$ 14,60 por ação representando ágio de 2,09% sobre o preço mínimo estabelecido no Edital.

O atual processo iniciou-se ainda em 2016 e foi conduzido no âmbito do  Governo do Estado de São Paulo, pela Secretaria da Fazenda, de acordo com cronograma e diretrizes estabelecidas pelo Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização (CDPED). Desta forma, a operação de alienação do controle acionário da CESP é  uma decisão madura no âmbito do Governo estadual e respaldada por todos os estudos técnicos e econômico-financeiros pertinentes. A possibilidade da operação de um ativo hidrelétrico relevante como Porto Primavera por 30 anos, viabiliza por normativo federal mediante pagamento de outorga, é consistente com os horizontes de investimento do setor e permitirá que o Estado de São Paulo direcione esforços e recursos para outras áreas ainda carentes de investimento e que a CESP, sob gestão privada, possa explorar plenamente todos os ganhos potenciais de eficiência operacional e financeira.

Para saber mais sobre a operação acesse o Edital.