05/09/2019

Novos formadores na B3


Começa nesta semana o processo de seleção da B3 para o programa de formadores de mercado para ações, BDRs e ETFs. Em 2019, será possível se credenciar para um número maior de ativos elegíveis ao programa.

Renovado e ampliado
O aumento do número de ativos é reflexo do sucesso da primeira iniciativa. A edição de 2018, iniciada em outubro do ano passado, foi um sucesso. No volume médio diário negociado (ADTV), registramos um aumento de 62% para os ativos participantes do programa, contra um aumento de 30% para os ativos do IBRx-100 que não participaram da iniciativa.

O crescimento também foi observado em outros indicadores, na mesma base de comparação: a Quantidade Diária Negociada teve um salto de 54% (contra 18% para os ativos do IBRx-100 não-participantes), enquanto o Número de Negócios cresceu 49% (contra 16% dos não-participantes).

Além disso, foi verificada uma redução significativa nos spreads e custos de liquidez das ações participantes do programa.

Foco na liquidez
Os formadores interessados em participar do programa tem até o dia 20 de setembro para manifestar interesse. Os selecionados devem iniciar a atuação ainda em novembro deste ano, quando termina a vigência do programa anterior. O formador de mercado da B3 tem como compromisso manter ofertas de compra e venda do ativo de forma contínua durante a sessão de negociação, mantendo um spread máximo e quantidade mínima em tela, para fomentar a liquidez dos valores mobiliários, facilitando os negócios. O período de atuação é de 18 meses, contados a partir do início do programa.