Mercado de energia | B3

Mercado de energia

20/07/2020

Conheça como a B3 atua no mercado de energia


Trazendo toda a sua expertise e solidez, construídas com anos de presença no mercado financeiro, a B3 atua também no setor de energia do país. A bolsa disponibiliza ao mercado, desde 2015, o registro do contrato de derivativo de balcão de energia elétrica, um instrumento financeiro que funciona como um importante mecanismo de proteção contra a flutuação do preço da energia, trazendo assim maior previsibilidade de resultados para as companhias que utilizam esse instrumento.

Desde a criação desse produto, a B3 acompanha de perto a realidade e os desafios do setor. Por isso, em 2018, durante a revisão do planejamento estratégico da companhia, como forma de levar a expertise de mercado financeiro para diferentes negócios, a bolsa decidiu jogar junto com o setor elétrico e desenvolver novas formas de impulsionar o mercado livre de energia, trazendo mais segurança e transparência para as operações. A partir de um trabalho de cocriação com diferentes players do mercado, a B3 entendeu que existia uma demanda por soluções que pudessem trazer maior transparência na gestão de riscos e na formação do preço.

Com isso, a B3 decidiu atuar também na infraestrutura para o mercado físico de energia com uma solução para monitoramento e controle de risco e formação de curva de preço. Com base em dados de transações e informações financeiras dos agentes, indicadores sinalizarão a aderência dos agentes ao modelo de risco divulgado pela B3.

Essa iniciativa, que tem como passo inicial a construção de um hub de informações, tem o objetivo de construir, junto com o mercado, melhores condições para a negociação de energia elétrica. Essa nova plataforma será entregue pela B3 no terceiro trimestre de 2020.

Para saber mais sobre a atuação da bolsa do Brasil nesse mercado, entre em contato com o time da B3 pelo e-mail energia@b3.com.br.