13/07/2020

B3 registra uma média de mil e duzentos contratos por dia no primeiro mês de negociação da Opção de Copom


São Paulo, 13 julho de 2020 – A Opção de Copom, produto que permite a negociação, de forma segura e transparente, da variação da Taxa Selic Meta decidida em cada reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), vinculado ao Banco Central, teve seus primeiros negócios.  Desde seu lançamento no final de maio, até o 1º vencimento que ocorreu em 17 de junho, a B3 registrou uma média de 1.200 contratos por dia, além de possuir mais de 17 mil contratos em aberto.

Com 216 negócios realizados no período e presença de ofertas em tela, o produto foi operado majoritariamente por investidores institucionais (75,7%), seguido por instituições financeiras (21,9%). “Temos recebido muita procura por informações e, ao mesmo tempo, feedbacks dos clientes muito positivos. Essa é uma novidade no portfólio de produtos da B3, que traz um derivativo inovador no mercado de juros”, aponta Marcos Skistymas, superintendente de juros e moedas da B3.

Copom.png

Copom1.png

O prêmio negociado pelo Contrato de Opção de Copom pode variar em uma escala de 0 a 100 pontos e reflete diretamente a probabilidade de ocorrer determinado cenário. Cada ponto vale R$100 e cada strike (preço de exercício) representa uma possível variação da taxa Selic Meta definida pelo COPOM.

O payoff no vencimento é do tipo cash-or-nothing, sendo que, em caso de exercício da opção, o valor a ser recebido pelo comprador da opção é de 100 pontos, equivalente a R$ 10.000,00. O Contrato tem exercício automático no vencimento, que corresponde ao dia útil subsequente à data de término da reunião.

Para entender mais sobre o produto, acesse o site da B3