12/08/2020

B3 lança PagHub para atender demanda do PIX do Banco Central

Novo produto desenvolvido pela B3 cria mecanismo de liquidez para que bancos e empresas de pagamento tenham mais eficiência na integração com o Sistema de Pagamentos Instantâneos (PIX), em desenvolvimento pelo Banco Central do Brasil


São Paulo, 12 de agosto de 2020 -  O projeto do sistema de pagamentos instantâneos que está em desenvolvimento pelo Banco Central do Brasil – o PIX, anunciado ao mercado em fevereiro de 2020 – deve entregar aos brasileiros a possibilidade de realizar transferências bancárias 24 horas por dia, sete dias por semana, sem limitações.

Com o objetivo de apoiar o lançamento do PIX, a B3 anuncia hoje (12) o PagHub, um conjunto de serviços para apoiar o PIX. O primeiro serviço anunciado será Câmara de Liquidez SPI, produto que criará uma câmara de compensação e liquidação, com atuação como contraparte central. A função da câmara é entregar uma solução completa que atenda as demandas de liquidez exigidas dos bancos e empresas de pagamento para viabilizar o PIX.

“A intenção da B3 ao oferecer esse serviço é apoiar todos os participantes do mercado nessa iniciativa do Banco Central, que irá beneficiar milhões de brasileiros e tornar nosso sistema financeiro ainda mais eficiente”, afirma Marcos Vanderlei Bellini Ferreira, diretor-executivo de Serviços Financeiros da B3.

Para viabilizar o PIX, bancos e empresas de pagamento terão de enfrentar um desafio operacional para que possam oferecer aos seus clientes essa possibilidade de transferências entre instituições fora do horário de funcionamento do Sistema de Transferências de Reservas (STR) do Banco Central. 

A função da câmara do PagHub é garantir que essa instituição financeira terá recursos para liquidar essa operação em uma situação em que não há alternativas para recompor o saldo quando os demais mecanismos de obtenção de caixa estão fora do ar.

Em alguns momentos, bancos e empresas de pagamento poderão estar com excesso de reservas e, em outros, com escassez. Com a nova câmara, a B3 propõe uma alternativa mais eficiente do ponto de vista de capital. “A liquidez de reservas de cada instituição no PIX seria equilibrada por operações de liquidez contra garantias contratadas por intermédio da câmara”, detalha Ferreira.

A adesão a nova câmara do PagHub não é obrigatória para que as instituições possam aderir ao PIX. O início da operação da plataforma também depende do cumprimento de requisitos legais exigidos pelos reguladores.

As instituições financeiras interessadas em aderir ao produto poderão obter informações sobre a solução da B3 no endereço www.b3.com.br/clientes. Além da apresentação do produto, a B3 também irá oferecer, ainda este ano, uma agenda completa de imersão, integração e treinamento com as empresas que optarem por utilizar a plataforma.

B3. Com o mercado, para o futuro.

Saiba mais: www.b3.com.br