08/09/2020

B3 e S&P lançam índice ESG

Indexador se soma ao ISE e ICO2 para trazer ao mercado uma nova opção de investimento em empresas sustentáveis


São Paulo, 8 de setembro de 2020 – A B3, a bolsa do Brasil, e a S&P Dow Jones, maior provedor de índices do mundo, anunciam o lançamento do índice S&P/B3 Brasil ESG. O indexador utiliza critérios baseados em práticas ambientais, sociais e de governança para selecionar empresas brasileiras para sua carteira.

O objetivo do S&P/B3 Brazil ESG é dar aos investidores exposição central ao mercado de ações brasileiro, ao mesmo tempo em que promove as empresas com as melhores avaliações ESG. O índice utiliza o universo das empresas listadas na B3 e que compõem o S&P Brazil BMI (Broad Market Index), com exceção daquelas que não estão aderentes aos princípios do Pacto Global ou que fazem parte de setores específicos (tais como, armas, tabaco e carvão térmico).

 As empresas elegíveis são então ponderadas pela pontuação ESG da S&PDJI com base na Avaliação de Sustentabilidade Corporativa (CSA, na sigla em inglês). Aquelas que não atingirem pontuação suficiente considerando os critérios ambientais, sociais e de governança não entram na carteira.

“Num momento em que a agenda ESG se torna cada vez mais relevante para investidores no mundo todo, a B3 traz para o mercado um novo índice para compor seu portfólio. O ISE e o ICO2 já são referenciais da temática para os investidores, e nossa estratégia é proporcionar a eles mais uma alternativa nesse segmento”, afirma Gleice Donini, superintendente de Sustentabilidade da B3.

“O tema ESG entrou de vez no radar dos investidores à medida em que os participantes do mercado percebem cada vez mais a importância e relevância dos índices que incorporam dados e princípios de sustentabilidade”, disse Reid Steadman, diretor executivo e Chefe Global de Índices ESG da S&P DJI. “Projetamos o índice S&P/B3 Brasil ESG com o objetivo de permitir que esses investidores alcancem suas metas de investimento ESG enquanto atingem performances alinhadas com as do mercado. Estamos entusiasmados em trabalhar com o B3 para trazer esta estratégia para o mercado brasileiro”.

A B3 e a S&P são parcerias desde 2015.

Mais informações sobre o novo indexador estão disponíveis na página.