22/06/2020

CME Group e B3 anunciam parceria para o desenvolvimento de um novo contrato futuro de soja Brasil

A parceria visa conectar os participantes globais ao mercado agrícola brasileiro


O CME Group, bolsa de Chicago, e principal e mais diversificado mercado de derivativos do mundo, e a B3, a bolsa do Brasil, e uma das mais importantes empresas de infraestrutura de mercado financeiro mundial, anunciam uma parceria para desenvolverem novos produtos com o objetivo de uma gestão de risco mais eficiente tanto no Brasil, quanto no mercado internacional. Nos termos do acordo, o CME Group e a B3 trabalharão juntos em um contrato futuro de soja com referência no Brasil, com expectativa de lançamento no terceiro trimestre de 2020, após alinhamentos estratégicos e aprovações dos órgãos reguladores.

 

O contrato futuro de soja brasileira reforça o acordo de cooperação entre as Bolsas firmado em 2007, para desenvolver serviços de tecnologia e contratos futuros cross-listados. A nova parceria, que inclui os cross-listados de soja CME, amplia o acesso às ferramentas de gestão de risco para as empresas de agronegócio da América do Sul que atuam no mercado de soja e produtos relacionados.

 

“O Brasil é um país muito importante no mercado global de grãos e oleaginosas. Em 2020, deve exportar mais de 83 milhões de toneladas de soja”, diz o diretor executivo de Agricultura, Tim Andriesen. “Este novo contrato futuro de soja brasileira foi desenvolvido para atender a demanda dos nossos clientes regionais para hedge e de descoberta de preços aliados à sólida liquidez do CME Group no complexo agrícola.”  

 

“A expansão estratégica da parceria com o CME Group trará benefícios ainda maiores aos nossos clientes, fornecendo uma referência especificamente relacionada aos preços de exportação da soja brasileira,” aponta Louis Gourbin, superintendente de Commodities da B3. “À medida que a parceira cresce, também aumentam as possibilidades em explorar novos produtos para a gestão de risco visando trazer soluções comerciais baseadas na América do Sul para o mercado global.”

 

Para informações adicionais, acesse www.cmegroup.com/brazilian-soybeans.

.

 

Sobre o CME Group

 

O CME Group é a referência global no mercado de derivativos e também o mais diversificado do mundo. (www.cmegroup.com) Os clientes podem negociar os mercados de futuros, opções e OTC,além de otimizar portfólios e analisar dados. Como consequência, os participantes do mercado em todo o mundo gerenciam os riscos e identificam oportunidades . As bolsas do CME Group oferecem a mais ampla gama de produtos de referência global em todas as principais classes de ativos, com base em taxas de juros, índices de ações, câmbio, energia, produtos agrícolas e metais. A empresa oferece futuros e opções sobre negociação de futuros por meio da plataforma CME Globex®, negociação de renda fixa via BrokerTec e negociação de câmbio na plataforma EBS. Além disso, opera um dos principais fornecedores de compensação de contrapartes do mundo, o CME Clearing. Com uma gama de produtos e serviços de pré e pós-trading que sustentam todo o ciclo de vida de uma negociação, o CME Group também oferece serviços de otimização e reconciliação por meio do TriOptima e de processamento de trading através da Traiana.

O CME Group (Bolsa de Chicago) é a empresa controladora das seguintes bolsas:

  • Chicago Mercantile Exchange (CME)
  • New York Mercantile Exchange (NYMEX)
  • Chicago Board of Trade (CBOT)
  • Commodities Exchange (COMEX)
   

Sobre a B3

  

A B3 S.A. (B3SA3) é uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo e uma das maiores em valor de mercado, entre as líderes globais do setor de bolsas. Conecta, desenvolve e viabiliza os mercados financeiro e de capitais e, junto com os clientes e a sociedade, potencializa o crescimento do Brasil.

 

Atua nos ambientes de bolsa e de balcão, além de oferecer produtos e serviços para a cadeia de financiamento. Com sede em São Paulo e escritórios em Londres e Xangai, desempenha funções importantes no mercado pela promoção de melhores práticas em governança corporativa, gestão de riscos e sustentabilidade.

 

B3. Com o mercado, para o futuro.