03/08/2020

Leilão de PPP de Iluminação Pública de Vila Velha na B3 garante deságio de 62% ao município


São Paulo, 3 de agosto de 2020 – O Consórcio SRE – IP Vila Velha, formado pelas empresas Splice, RT Energia e Engelmig Energia, vai gerenciar o parque de iluminação pública da cidade de Vila Velha (ES) pelos próximos 20 anos. O consórcio, representado pela corretora Genial, venceu hoje (3) na B3 o leilão de PPP (parceria público-privada) com uma proposta de contraprestação mensal de R$ 501 mil, o que corresponde a um deságio de 62,06%.

“O leilão superou as expectativas”, afirmou o prefeito de prefeito de Vila Velha, Max Filho. “Vila Velha dá a sua contribuição ao Brasil no sentido de alavancar a sua economia, modernizando sua economia e ajudando o Brasil a voltar a crescer”. O leilão foi disputado por 11 proponentes, sendo que quatro deles habilitaram-se para a etapa de viva-voz, que definiu o vencedor.

“Sabemos a importância dos programas de infraestrutura tanto para a retomada do crescimento da nossa economia, quanto para a desoneração do estado. Com essas iniciativas trazemos mais investimentos de longo prazo para o nosso Brasil e elevamos a produtividade das empresas”, afirmou o diretor de Processos Licitatórios da B3, André Demarco, concluindo: “Contem com a B3 nesse esforço de melhorar a qualidade dos serviços públicos e trazer investimentos que vão gerar empregos e renda no nosso país”.

Com o novo sistema de iluminação, 490 mil pessoas serão beneficiadas por um serviço de maior qualidade, com tecnologia de LED e telegestão, que vai proporcionar uma redução do consumo de energia com iluminação pública em cerca de 50%. Os investimentos da concessionária no projeto estão estimados em mais de R$ 110 milhões ao longo do período de contrato. 

Esse foi o segundo leilão realizado depois que a pandemia do novo coronavírus foi decretada no Brasil. O formato do certame foi adaptado para garantir a proteção da integridade de todos, obedecendo à regulamentação estadual e municipal vigentes em São Paulo e as recomendações do Ministério da Saúde.

O leilão, organizado e conduzido pela B3, foi promovido pela prefeitura de Vila Velha e teve o apoio técnico do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). 

Ouça aqui, o prefeito de Vila Velha, Max Filho, comenta o resultado do leilão.

B3. Com o mercado, para o futuro.