04/12/2018

B3 lança novos produtos em dezembro

Derivativos começam a ser negociados no dia 10


São Paulo, 4 de dezembro de 2018 – A B3 anuncia hoje novos produtos que chegam ao mercado ainda em dezembro: Futuro de Moedas, Opções de Futuro sobre DI + VTF (Volatilidade de Taxa de Juro Forward), Futuro de Ações, Futuro de Micro S&P 500  e Minicontrato de Opções de Dólar.

Os derivativos, que estarão disponíveis para negociação a partir do dia 10 desse mês, fazem parte do conjunto de lançamentos que a B3 colocará no mercado até o final de 2019.

“Os produtos que lançamos esse mês chegam para ampliar ainda mais a prateleira de produtos da B3 e adequá-la às necessidades de nossos clientes. São contratos que buscam viabilizar novas estratégias, atrair mais investidores e desenvolver o nosso mercado de capitais”, afirma o superintendente de Produtos Listados da B3, Marcos Skistymas.

Contratos futuros de moedas negociados em dólares dos Estados Unidos
Lançamento inclui 15 pares de moedas em Dólar. Todas as atuais, além de 3 não oferecidas hoje: Rublo (Moeda Russa); Coroa Norueguesa e Coroa Sueca.

Contrato de Opção de Compra ou de Venda sobre Futuro de Taxa Média de Depósitos Interfinanceiros de Um Dia tipos 5, 6, 7, 8 e 9
Opções sobre cinco novos prazos de taxa a termo, além dos já oferecidos atualmente.

Operações estruturadas de volatilidade de taxa de juro forward (VTF)
Contrato de Opção de Compra ou de Venda sobre Futuro de Taxa Média de Depósitos Interfinanceiros de Um Dia e dois vencimentos do Contrato Futuro de Taxa Média de Depósitos Interfinanceiros de Um Dia (“Futuro de DI”), em uma proporção delta-hedge.

Contrato Futuro de Ações e Units
Futuro padronizado de ações ou de units (certificados de depósito de ações) que sejam listadas em mercado de bolsa.

Microcontrato Futuro de S&P 500
Trata-se de um novo contrato futuro padronizado do índice S&P 500. O tamanho do Microcontrato Futuro de S&P 500 será o valor do índice S&P 500 multiplicado pelo valor expresso em dólar dos Estados Unidos da América (USD) de cada ponto, sendo que cada ponto será de USD 2,50 (dois dólares e cinquenta centavos americanos).

Minicontrato de Opções de Dólar
Neste produto dois vencimentos são oferecidos: mensal (igual ao contrato regular) e semanal (com fixing toda sexta-feira). Apesar de possuir as mesmas características do produto atual, o tamanho do contrato passa a ser reduzido. A expectativa é que se atraia novos players (nacionais e internacionais, além de aumentar liquidez do mercado de Dólar.

Outras informações sobre os produtos estão disponíveis em: http://www.b3.com.br/pt_br/clientes/bolsa/2-semestre-2018.htm

B3. Com o mercado, para o futuro.