11/12/2019

B3 é eleita a bolsa de valores do ano pelo Global Investor Group, com sede em Londres

É a primeira vez – desde a criação do prêmio, em 2009 – que uma bolsa de valores da América Latina recebe o título; B3 também foi eleita a bolsa do ano para a América do Sul


A B3 foi eleita a Bolsa de Valores do Ano pelo FOW Awards 2019, premiação organizada há 10 anos pela revista Futures and Options World (FOW), editada pelo Global Investor Group, principal grupo de comunicação especializado na cobertura do mercado de capitais e derivativos do Reino Unido.

É a primeira vez, desde a criação do FOW Awards em 2009, que uma bolsa de valores da América Latina conquista a principal categoria do prêmio. Todos os anos, são premiadas as melhores e mais inovadoras bolsas das Américas, Europa, Ásia, África e Oceania. Além do reconhecimento global, a B3 também foi eleita a Bolsa de Valores do Ano para a América do Sul.

“Esse é um reconhecimento inédito para a B3 e que nos deixa muito orgulhos. Especialmente porque mostra que o trabalho que fazemos junto aos nossos clientes tem sido notado como um diferencial da companhia. Em 2019, registramos volumes recordes de negociações – além de mais de R$70 bilhões em ofertas de ações no ano – e pudemos entregar aos nossos clientes novos produtos e sistemas, com a certeza de excelência e segurança de operações”, comenta Claudio Jacob, diretor Internacional e de Desenvolvimento de Mercado da B3.

“A B3 se consolidou nos últimos anos como uma bolsa de valores verdadeiramente moderna e diversificada, que oferece sistemas e serviços para os mercados de ações, derivativos, financeiro e de commodities, bem como para títulos de renda fixa, fundos de investimento, título do governo federal e câmbio à vista”, destaca Luke Jeffs, editor-chefe da FOW.

Para a escolha dos vencedores em cada categoria, a equipe editorial da FOW elabora uma lista restrita, que é submetida para a avaliação de um painel de especialistas de diversos setores do mercado financeiro e de capitais. Cada juiz classifica os concorrentes em critérios técnicos e objetivos, e os resultados são ponderados. Para garantir a integridade do processo de premiação, nenhum membro editorial da FOW ou do Global Investor Group participa do processo de avaliação.

De acordo com o editor-chefe da FOW, o aumento dos volumes negociados foi decisivo para a escolha da B3. “Os volumes crescentes estão relacionados ao fato de B3 ter conseguido aumentar sua base de clientes no mercado interno – que agora já somam 1,5 milhão de investidores individuais em ações – como também em empresas de trading internacionais que estão cada vez mais explorando os mercados mais líquidos da B3”, afirma.

A lista de vencedores do FOW Awards 2019 está disponível em https://www.globalinvestorgroup.com/