26/09/2019

B3 divulga resultados do “Relate ou Explique para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”


São Paulo, 26 de setembro de 2019 – A B3 apresenta os resultados do terceiro ano da iniciativa Relate ou Explique para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Realizado em parceria com a Global Reporting Initiative (GRI), a iniciativa apresenta os esforços das empresas listadas na B3 em publicar relatórios de sustentabilidade ou integrado levando em conta os ODS, um conjunto de 17 objetivos globais definidos em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O objetivo do Relate ou Explique é fomentar o entendimento dos ODS e sua incorporação progressiva à estratégia empresarial das companhias listadas. A iniciativa é voluntária e aberta a todas as empresas listadas, somando 426 companhias em 2019. Destas, 127 participaram, o equivalente a 30% do total das listadas na B3. Do total de companhias respondentes, 24% divulgam seus relatórios considerando os ODS, enquanto 6% estão elaborando, pretendem ou estão estudando a possibilidade de como considerá-los em seus relatórios. O setor de energia elétrica foi o que teve maior participação, com 33 companhias já fazendo esta correlação.

Com relação às 63 empresas do Ibovespa, 36 consideram Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em seus relatórios, representando 57% do total. Já no âmbito do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), 96% fazem esta correlação.

O resultado do Relate ou Explique para os ODS acontece no âmbito da semana comemorativa de 10 anos da Sustainable Stock Exchanges (SSE) da ONU, em Nova Iorque, iniciativa pela qual a B3 foi signatária fundadora em 2012. 

Para visualizar o resultado completo do Relate ou Explique para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, basta acessar o banco de dados no site da B3 com os links para os relatórios das empresas, as explicações das que ainda não adotam a prática e as que não deram resposta.

Sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fazem parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, documento lançado em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU).  Esta nova agenda define as prioridades e aspirações de desenvolvimento sustentável global para 2030 e busca mobilizar os esforços ao redor de uma série comum de objetivos e metas.

 

B3. Com o mercado, para o futuro.