13/09/2019

B3 assume presidências da FIAB e do Pacto Global


O diretor de Desenvolvimento de Mercados para América Latina da B3, Roberto Belchior, foi eleito presidente da FIAB (Federação Ibero-Americana de Bolsas). O anúncio foi feito no dia 12 de setembro, durante a 46ª Assembleia Geral e Reunião Anual da federação, realizado em Rosário, na Argentina. Belchior, que no último ano ocupou o cargo de vice-presidente da entidade, terá como vice-presidente em sua gestão Olga Cantillo, vice-presidente executiva e CEO da Bolsa de Valores do Panamá.

Em junho, a diretora de Imprensa, Sustentabilidade, Comunicação e Investimento Social da B3, Sonia Favaretto, assumiu o posto de presidente do Conselho da Rede Brasil do Pacto Global, também após passagem pela função de vice-presidente do Conselho. Ambos os mandatos vigoram por dois anos.

FIAB

Fundada em 1973, no Rio de Janeiro, e atualmente sediada em Buenos Aires, na Argentina, a FIAB congrega em seus quadros as principais infraestruturas de mercado financeiro e de capitais da América Latina e Espanha, entra elas bolsas de valores, de futuros, mercadorias, entidades de depósito e registro de ativos e valores mobiliários e câmaras de liquidação e compensação.

Pacto Global

Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. É hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 13 mil membros em quase 80 redes locais, que abrangem 160 países.