08/03/2019

B3 participa de mobilização mundial de bolsas em favor da igualdade de gênero

Mais de 60 bolsas ao redor do mundo promoveram toques de campainha em prol da agenda. Na ocasião, a B3 também anunciou a parceria no programa Diversidade em Conselho juntamente com o IBGC, IFC e WCD


RingTheBell.jpg

Da esquerda para direita: Gilson Finkelsztain, Presidente da B3; Denise Pavarina, membro do conselho de administração da B3; Denise Hills, Presidente da Rede Brasil do Pacto Global e superintendente de Sustentabilidade e Negócios Inclusivos do Itaú; Adriana Carvalho, gerente da ONU Mulheres para os Princípios de Empoderamento das Mulheres; Hector Gomez Ang, gerente geral da IFC para o Brasil; Cécile Mérle, primeira secretária da delegação da União Europeia no Brasil; Ana Carolina Querino, representante da ONU Mulheres; Sergio Rial, CEO do Santander; Sergio Wilson Ferraz Fontes, Diretor-Presidente da Fundação Real Grandeza; e Denise Hills, Presidente do Board da Rede Brasil do Pacto Global e Chief Sustainability Advisor do Itaú Unibanco

São Paulo, 08 de março de 2019 - A B3 realizou hoje o toque de campainha em apoio à igualdade de gênero, denominado “Ring the Bell for Gender Equality”. O evento é uma parceria da Sustainable Stock Exchanges Initiative (SSE) com o Pacto Global, ONU Mulheres, International Finance Corporation (IFC), Women in ETFs (WE) e World Federation of Exchanges (WFE) e tem o intuito de promover o aumento da conscientização sobre o empoderamento econômico das mulheres e as oportunidades no setor privado de incentivar a igualdade de gênero e o desenvolvimento sustentável.

Mais de 80 bolsas de valores ao redor do mundo participam da ação, contribuindo com a agenda dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente com o ODS 5, que visa alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas.

Hoje a B3 também anunciou a parceria no programa Diversidade em Conselho, uma iniciativa conjunta do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), da International Finance Corporation (IFC) e do Women Corporate Directors (WCD), que tem como missão ampliar a diversidade em conselhos de administração.

O grupo Diversidade em Conselho foi criado em 2015 como a missão de ampliar a diversidade em conselhos de administração. Já passaram pelo programa, ao longo dos três últimos anos, 68 mentoradas e 47 experientes mentores(as). Cada dupla de mentor(a)/mentorada se reúne periodicamente durante 12 meses, além de participar de eventos e debates organizados pelo programa ao longo do ano.

“Estamos muito felizes com a entrada da B3 neste grupo e temos certeza de que esta parceria ajudará a levar ainda mais consciência para as empresas abertas sobre a importância da diversidade nos conselhos e no comando das empresas abertas”, afirma Rosana Passos, coordenadora do programa.

Para Sonia Favaretto, diretora de Imprensa, Sustentabilidade, Comunicação e Investimento Social da B3, “a B3 tem um papel importante na indução de boas práticas no mercado e essa participação endossa nossa preocupação com a agenda da diversidade em conselhos de administração. Esperamos incentivar a presença de um número cada vez maior de mulheres em conselhos”.

Em 2017, em reforço a essa agenda e a fim de estimular outras empresas listadas, a B3 aderiu ao Women’s Empowerment Principles (WEPs), iniciativa conjunta da ONU Mulheres e do Pacto Global, que auxilia o setor privado a promover igualdade de gênero no ambiente de trabalho, no mercado e na comunidade, tornando-se a primeira bolsa signatária das Américas e a sexta do mundo.

Gilson Finkelsztain, Presidente da B3, abriu o evento abordando a importância do assunto dentro das companhias. “Queremos com essa cerimônia, mobilizar essa discussão, promover o debate, dar exemplos inspiradores, além de encorajar um número cada vez maior de empresas listadas a adotar práticas que aumentem a igualdade de gênero, como, por exemplo, assinar os princípios de empoderamento das mulheres”, afirma Gilson.

O evento promoveu o painel “Ângulos da Diversidade”, que contou com a participação da gerente da ONU Mulheres, Adriana Carvalho; “BB Ações Equidade FIC”, Carlos André, diretor-presidente da BB DTVM; Daniela Sabbag, diretora de Relações com Investidores do Grupo Pão de Açúcar; Denise Pavarina, conselheira da B3; Heloisa Bedicks, superintendente geral do IBGC; Sergio Wilson Ferraz Fontes, diretor-presidente da Fundação Real Grandeza; e Sonia Favaretto, diretora de Imprensa, Sustentabilidade, Comunicação e Investimento Social da B3, como mediadora.

Durante o painel, questões de diversidade de gênero foram discutidas nos âmbitos de produtos, práticas, conselho de administração, desenvolvimento, além do olhar do investidor sobre o tema. “É importantíssimo representarmos vários setores e iniciativas do tema quando realizamos uma discussão como essa. Dessa forma entendemos como o mercado está caminhando em relação a agenda e ainda bem que percebemos que estamos indo em um mesmo sentido, rumo a equidade”, afirmou Sonia Favaretto.

Sergio Rial, CEO do Santander, finalizou as falas do evento com uma “chamada para ação”. A cerimônia do toque de campainha, que é bastante tradicional no mercado de capitais, teve uma mudança significativa: a tradicional música Aquarela do Brasil, que soa em todas as cerimônias de aberturas de capital, foi substituída pela canção Maria Maria, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Com o mercado, para o futuro.