12/11/2018

"O desenvolvimento do mercado passa pela educação financeira"

O vice-presidente de Operações da B3, Cícero Vieira, participou hoje da abertura do Seminário Novas Tendências em Educação Financeira


São Paulo, 12 de novembro de 2018 – A B3 sedia, hoje e amanhã, o 3º Seminário Regional sobre Novas Tendências em Educação Financeira e, na quarta (14), a 6ª Conferência de Ciências Comportamentais e Educação do Investidor. Os eventos são organizados pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), pela B3 e pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). O seminário conta ainda com a organização da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Na abertura realizada hoje, o vice-presidente de Operações da B3, Cícero Vieira, destacou a importância de iniciativas que trabalham para aprimorar as ações de proteção e orientação do investidor e promover a discussão sobre as novas formas de incentivar a formação de poupança o Brasil e na América Latina. “O desenvolvimento do mercado passa, sem dúvidas, pela educação financeira. É por isso que apoiamos iniciativas como esta que reforçam o papel fundamental da educação financeira no dia a dia dos brasileiros”.

A secretária executiva do Ministério da Fazenda, Ana Paula Vescovi, lembrou que os produtos do mercado financeiro têm ficado mais complexos e sofisticados e que “a educação financeira é a forma de traduzir e dar acesso a eles”. Ela disse acreditar que há uma forte tendência de desintermediação nesses mercados, que favorecem o crescimento do país e que é possível desenvolver, junto com as novas tecnologias que estão chegando, novos processos voltados a desintermediação e a eficiência nessa área. “É uma forma promovermos a estabilidade das instituições financeiras do país com sustentabilidade e responsabilidade com o consumidor”.

O presidente da CVM, Marcelo Barbosa, lembrou que a educação financeira está no centro do mandato da autarquia e aproveitou para anunciar o lançamento da Rede de Ciências Comportamentais e de Proteção do Investidor, uma plataforma de cooperação em pesquisa e divulgação de trabalhos científicos sobre educação financeira. “Ela visa promover práticas e políticas públicas baseadas em evidências e vai contemplar várias áreas do conhecimento que contribuem para o entendimento dos processos de tomada de decisão de investidores”, explicou afirmando que o objetivo é identificar e conectar os grupos de pesquisa que podem trabalhar para essa rede. Ele se mostrou ainda receptivo às novas tecnologias como blockchain. “Temos que aceitá-las e entender como elas podem operar a nosso favor”.

A secretária executiva da Rede Internacional de Educação Financeira e chefe da Divisão de Seguros, Pensões Privadas e Mercados Financeiros da OCDE, Flore-Anne Messy, também comentou a importância de abraçar novas tecnologias, mas ponderou: “temos que entender antes de investir”. Ela lembrou ainda que há temas comuns a serem debatidos por todos os países e celebrou o pioneirismo do Brasil nessa área: “foi um dos primeiros países a ter uma estratégia nacional de educação financeira”.

O presidente da ANBIMA, Carlos Ambrósio, ressaltou que somente iniciativas conjuntas de educação, informação e proteção aos investidores conseguirão conscientizar as pessoas e estimular comportamentos que levem à uma vida financeira mais equilibrada. Ele comentou a importância de haver ações voltadas não apenas aos investidores, mas também aos profissionais do mercado. “Para 41% dos investidores, eles são a principal fonte de informação na hora de fazer uma aplicação”, destacou mencionado pesquisa realizada pela associação.

O Seminário vai até amanhã e na quarta (14) será realizada também na B3 a Conferência de Ciências Comportamentais e Educação do Investidor. Um dos painéis da conferência, com a participação do diretor de Relacionamento com clientes Brasil da B3, Felipe Paiva, debaterá como transformar poupadores em investidores.

Serviço:

Seminário Regional sobre Novas Tendências em Educação Financeira
Data: 12 e 13 de novembro de 2018
Horário: 13h30 às 17h30 (dia 12) e 9h30 às 18h (dia 13)
Local: B3 – XV de novembro, 275 – Centro – São Paulo
Programação: http://www.iecbrazil.com.br/Programacao/2018-19


Conferência de Ciências Comportamentais e Educação do Investidor

Data: 14 de novembro de 2018
Horário: 8h30 às 17h
Local: B3 – XV de novembro, 275 – Centro – São Paulo
Programação: http://www.iecbrazil.com.br/Programacao/2018-19