29/06/2020

B3 conclui unificação de seus sites: veja onde obter os principais dados dos mercados de bolsa e balcão


Com o objetivo de facilitar o acesso de nossos clientes aos dados dos mercados de bolsa e de balcão, a B3 está descontinuando seus ambientes legados de disponibilização de informações. A partir de 29 de junho, serão desativados os antigos portais BM&FBovespa e Cetip e também o servidor FTP (ftp.bmf.com.br). Os clientes e investidores passam agora a obter os dados em formatos melhores, com mais informações e customizados para cada tipo de público.

No site da B3, estão disponíveis para download ou consulta em tela as seguintes informações:

Cadastro de Instrumentos (listado e balcão)
Ativos habilitados para negociação

Negócios consolidados de balcão e listado (pregão e after market)
Todos os negócios realizados no dia, em cada um desses ambientes

Posições em aberto e negócios realizados no dia, de empréstimo de ativos
Negócios não liquidados

Posições em aberto de derivativos
Negócios não liquidados

Cenário de margem para ativos líquidos
Cenários de ágio e deságio máximos calculados pela B3 para os ativos mais negociados, que podem ser usados inclusive para a definição de margem de garantia

 Já instituições financeiras clientes da B3, além dos acessos acima, podem optar por receber informações antecipadas e em formatos customizados por meio do Up2data ou via Secure Client.

O Up2data, lançado em 2018, é o serviço que divulga dados de fim de dia como cadastro de instrumentos, posições em aberto, informações de negócios, preço de ajuste e de referência, e indicadores econômicos dos mercados de Commodities, Juros, Moedas, Renda Variável. Já o Secure Client utiliza tecnologia Secure Transport (software de troca de arquivos) e tem como finalidade o envio e recepção de arquivos entre a B3 e os clientes de forma ágil, interativa e monitorada.

Nesta página, no item “Material de Apoio”, é possível identificar onde cada dado está sendo disponibilizado, após desligamento dos sites legados. 

Vale ressaltar que o conteúdo dos antigos portais da BM&FBOVESPA e da Cetip já estavam integrados ao site da B3 desde 2018 e o desligamento dos respectivos links foi informado ao mercado por meio dos Comunicados Externos 022/2019-VPC, de 04/07/2019, 039/2019-VPC, de 08/11/2019, e 076/2020, de 25/06/2020, e do Ofício Circular 018/2020-PRE, de 27/02/2020.

Esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos com a área de Governança e Serviços de Dados, pelo telefone (11) 2565-5111 ou pelo e-mail dataservices@b3.com.br.