02/06/2020

B3 passa a divulgar dados diários de valor de mercado de todas as companhias listadas na bolsa

Dados de market cap eram restritos às companhias que integravam os índices IBR-X 100 e Ibovespa; informações estará disponíveis no site da B3 a partir de hoje


A B3 passa a disponibilizar, a partir de hoje (02), informações diárias sobre o valor de mercado de todas as companhias listadas em bolsa. Os dados estarão disponíveis para consulta pública na página “Valor de Mercado de Empresas Listadas”, dentro da seção de Market Data e Índices no site da B3.

O valor de mercado (também chamado de market cap) de uma companhia listada em bolsa é calculado multiplicando a base acionária – ou seja, a quantidade de ações da empresa – pelo preço individual de cada classe de ações.

Será possível consultar informações do histórico diário e mensal do período, por meio do download de planilhas. O formato anterior restringia as informações de market cap apenas para companhias que integravam o IBRX-100 e o Ibovespa, dois dos principais índices do mercado brasileiro. Com a nova tabela, será possível consultar, de maneira individual, o valor de mercado e suas variações para cada uma de 330 companhias com ações negociadas na B3.