Empresas.NET - Versão 17.0.0.0

O Sistema EmpresasNet é um programa que deve ser utilizado pelas companhias registradas ou que pretendam se registrar na CVM – Comissão de Valores Mobiliários para gerar e enviar os Formulários Cadastral, de Referência, ITR e DFP à CVM - Comissão de Valores Mobiliários e à B3, no caso de companhias listadas nos mercados por ela administrados.

  • Versão 17.0.0.0 - disponível desde 05/10/2020 conheça as alterações
    1. Implantação de novo plano de contas para utilização por parte das instituições financeiras, a partir do encerramento do 3º trimestre/20, conforme disposições regulatórias do Banco Central do Brasil;
    2. Aprimoramento no preenchimento das demonstrações financeiras nos formulários ITR e DFP – especialmente com a apuração automática de somatórios – e no processo de importação de dados;
    3. Exclusão do quadro “Proventos em Dinheiro” nos formulários ITR e DFP;
    4. Aprimoramento na geração de relatórios, notadamente quanto ao cabeçalho dos formulários FCa, FRe, ITR e DFP.
    5. Implantação da funcionalidade “Carregar arquivos em lote” que permite, em uma única tela, a importação de todos os arquivos .pdf no FRe;
    6. Possibilidade de ordenação, em tela, das informações do quadro 12.5/6 do FRe; e
    7. Inclusão da aba “Condenações” na tela “cadastro de pessoas” do FRe, para o aproveitamento dessa informação em todos os quadros do FRe em que ela se aplique.
  • Pré-requisitos
    Este programa somente poderá ser instalado em computadores que sigam o padrão IBM (PC), tenham o Microsoft.Net Framework 4 ou superior e o sistema operacional Windows 7 Service Pack 1 ou Windows 10 na arquitetura de 32 ou 64 bits. Recomenda -se o uso do sistema operacional Windows 10.0 na arquitetura de 32 ou 64 bits.
  • Transferência (download) e descompactação dos arquivos
    • Crie um diretório (por exemplo, C:\EMPRESASNET\), para o qual será direcionado o arquivo proveniente do download e o arquivo proveniente da descompactação. 
    • Faça o download do arquivo abaixo no diretório criado (C:\EMPRESASNET, no caso do exemplo).
  • Descompactação dos arquivos

    Utilize o Winzip, ou programa similar, para fazer a descompactação de do arquivo transferido, execute-o e direcione os arquivos provenientes da descompactação para o diretório que foi criado (C:\EMPRESASNET, no caso do exemplo).

  • Instalação

    Para instalar o programa, basta dar um clique duplo no arquivo EmpresasNet.exe localizado no diretório "C:\EMPRESASNET" onde os arquivos foram descompactados (C:\EMPRESASNET, no caso do exemplo) ou usar o INICIAR, EXECUTAR e digitar: C:\EMPRESASNET\EmpresasNet.exe e OK (ou ENTER). 

    OBS¹: A indicação do diretório C:\EMPRESASNET é uma sugestão visando uma padronização. Nada impede que os arquivos provenientes da descompactação sejam colocados dentro de outro diretório qualquer.

    A instalação do programa será iniciada, sendo que na primeira tela serão apresentadas instruções gerais, incluindo recomendações para a instalação em rede. Durante o processo de instalação, será sugerido o diretório EmpresasNet para armazenar o programa e os respectivos arquivos.

    Embora esse diretório possa ser alterado, recomendamos a sua manutenção, já que em todos os futuros upgrades desse programa será indicado este caminho. Para certificar-se de que a instalação teve êxito, basta entrar na aplicação (Iniciar, Programas, EmpresasNet) e verificar a versão indicada no canto inferior direito da tela inicial. Se nessa janela estiver indicando "Versão: EmpresasNet V17.0.0.0 ", o processo foi bem sucedido. 

    OBS²: Terminado o processo de instalação, recomendamos que os arquivos obtidos por download, na sua forma compactada ou descompactada, sejam guardados em diretório específico ou em outra mídia, para facilitar a eventual reinstalação do programa. 

  • Suporte Técnico

    1) Para solicitação de nova senha ou login para envio de documentos, entrar em contato com o serviço de suporte externo a sistemas de informática da CVM, por meio do e-mail ou pelo telefone, das 8h às 20h, em dias úteis.

    2) Dúvidas sobre a utilização e funcionamento do sistema, assim como o relato de problemas ou dificuldades no envio de documentos, devem ser encaminhados para a Superintendência de Emissores da B3.

    O contato com a Central de Atendimento pode ser feito: 
    a) Atendimento Normal: nos dias úteis, de 8h às 20h, pelo e-mail ou pelo telefone.
    b) Plantão de Atendimento: nos dias úteis, de 20 horas às 8 horas, e em finais de semana e feriados exclusivamente pelo telefone.

    As questões recebidas após as 20h dos dias úteis e em finais de semana e feriados serão tratadas após as 8h do dia útil seguinte, exceto as relacionadas à disponibilidade do sistema para o recebimento de informações, as quais serão tratadas imediatamente.

    O Atendimento Normal (por e-mail e telefone) será estendido até às 24 horas no penúltimo e no último dia útil para a entrega dos seguintes documentos: Demonstrações Financeiras Padronizadas – DFP, Informações Trimestrais – ITR, Informe Trimestral de Securitizadora – SEC, Formulário de Referência – FRE e Formulário Cadastral – FCA.