Regras para solicitação

Aqui você encontra os procedimentos necessários para solicitar, cancelar ou alterar PUMALink. Confira também os prazos estabelecidos para a realização das atividades solicitadas.

  • Ambiente de certificação

    É pré-requisito a utilização de uma VPN Internet LAN to LAN para acesso ao ambiente de certificação da B3.

    O prazo para disponibilização dos PUMALink e da VPN nesse ambiente é de sete dias úteis e meio, contados a partir do processamento da solicitação pela B3.

    É importante ressaltar que o prazo citado leva em consideração apenas o fluxo interno da B3. As configurações que sua instituição deverá realizar para viabilizar o acesso efetivo ao ambiente de certificação não estão contempladas nessa estimativa.

  • Ambiente de produção

    PUMALink  no ambiente de produção são feitas através de janelas de entrega. Abaixo estão as datas e prazos que variam de acordo com o tipo de solicitação.

    Criação de PUMALink
    Janela 1 Janela 2
    Data-limite e horário para recebimento da solicitação Data de entrega Data-limite e horário para recebimento da solicitação Data de entrega
    Segundas-feiras, até 18h Quintas-feiras - 10 dias corridos após data-limite de envio da solicitação Quintas-feiras, até 18h Terças-feiras - 12 dias corridos após data-limite de envio da solicitação

     

    Alteração e Cancelamento
    Data-limite e horário para recebimento da solicitação Data de entrega
    Terças-feiras, até 18h Sextas-feiras - 10 dias corridos após data-limite de envio da solicitação
  • Orientações comuns a todos os tipos de solicitação de PUMALink em produção

    O software a ser utilizado para o envio de ordens e/ou recepção de Market Data deverá estar devidamente certificado pela B3.

    Caso sua instituição ainda não possua nenhuma sessão de negociação DMA em produção, esta deverá enviar o Termo de adesão e responsabilidade referente à prestação de serviços de DMA endereçado à Gerência de Desenvolvimento de Serviços - Rua XV de Novembro, 275 - 6º andar.

  • Orientações específicas para cada tipo de solicitação

    DMA 1

    Para as solicitações de sessões de negociação para DMA 1 no segmento BM&F, a solução de risco utilizada deverá estar auditada pela BSM. A solicitação de agendamento da auditoria deve ser realizada por e-mail.

    DMA 2

    Ativação

    Para as solicitações de sessões de negociação para DMA 2 no segmento BM&F, a solução de risco utilizada deverá estar auditada pela BSM. A solicitação de agendamento da auditoria deve ser realizada por e-mail. É necessário o envio da Solicitação de ATIVAÇÃO de Serviço de Roteamento de Ordens - Direct Market Access (DMA) - Modelo 2 (Anexo ao Ofício Circular 088/2008-DP ou disponível em Serviços > Participantes > Participantes / Corretoras > Documentação cadastral - no item Clearing, Download de Formulários Avulsos) endereçado à Gerência de Desenvolvimento de Serviços - Rua XV de Novembro, 275 - 6º andar.

    Conforme Ofício Circular 030/2010-DP, o DMA Provider deverá enviar para a área de Gerência de Desenvolvimento de Serviços - Rua XV de Novembro, 275 - 6º andar, carta (não há modelo específico), informando o vínculo com o Participante de Negociação.

    • Gerência de Desenvolvimento de Serviços
    • Rua XV de Novembro, 275 – 6º andar

    Conforme Ofício Circular 030/2010-DP, o DMA Provider deverá enviar para a Gerência de Desenvolvimento de Serviços, carta (não há modelo específico), informando o vínculo com o Participante de Negociação.

    É importante lembrar que não é possível a utilização de sessões do tipo MESA por meio de um provedor de DMA2. Isso se dá por conta do conceito de DMA e Mesa de Operações, onde DMA deverá ser o acesso direto do cliente final, enquanto a sessão MESA é única e exclusivamente para utilização dos operadores das corretoras utilizando de sua própria infraestrutura.

    Desativação

    Envio da Solicitação de DESATIVAÇÃO de Serviço de Roteamento de Ordens – Direct Market Access (DMA) – Modelo 2 (anexo ao Ofício Circular 088/2008-DP, para a área de Serviços.

    • Gerência de Desenvolvimento de Serviços
    • Rua XV de Novembro, 275 – 6º andar

    DMA 3 e DMA 4

    É necessária a assinatura do respectivo contrato junto à Superintendência de Market Data, Co-location da B3.