Informações

Introdução

Integrado à plataforma de negociação (PUMA), o LiNe uma ferramenta que permitirá aos participantes de negociação estabelecer limites de negociação e acompanhar os comitentes operando nos mercados administrados pela B3, independentemente da forma de acesso (DMA, mesa ou assessor).

Em continuidade à evolução dos sistemas de risco de negociação, está sendo desenvolvido o LiNe Clearing, que aplicará todas as métricas agregadas (SDP, Risco, SFD), além de uma nova métrica de risco que avaliará o saldo de venda (SPVD). Dessa forma, tais métricas, que hoje são calculadas em real time e por isso estão no caminho crítico da oferta, serão transferidas do LiNe para o LiNe clearing, passando a ser calculadas em near time. Somam-se a essas mudanças o acréscimo das posições (Carteira de abertura) do início do dia, que agregarão as informações do comitente em diversas bolsas, além de outras funcionalidades que serão divulgadas, oportunamente, no site do projeto.

A quem se destina

O LiNe Clearing destina-se a PNP, PN e PL que necessitem definir limites de negociação para seus comitentes. Eles serão os agentes definidores de limites.

Adicionalmente, todos os comitentes que enviarem ou tiverem suas ordens enviadas ao sistema de negociação são usuários do LiNe Trading, por terem seus limites validados antes do envio da oferta ao núcleo de negociação.

Escopo do Projeto

Estão definidas aqui três fases do projeto que serão desenvolvidas e implementadas de forma incremental em produção:

  • Segregação de métricas (LiNe Trading X LiNe Clearing)

    A primeira fase possui o objetivo de separar as métricas agregadas do caminho crítico da oferta, portanto essas métricas serão alocadas no LiNe Clearing, além disso o LiNe contará com a posição de início de dia e uma nova métrica agregada de venda.

  • Afinidade por Núcleo de Negociação

    Essa fase possui objetivo de criar afinidade do LiNe trading com cada núcleos de Negociação, portanto nessa fase não serão mais necessário as centrais de risco dedicadas.

  • Novas Medidas de Risco + Integração intradiário de posição

    Nessa última fase, será criado várias novas medidas de risco no LiNe Clearing, essas medidas serão agregadas e possuirão o objetivo de ajudar os participantes de negociação na gestão de risco, além dessas novas métricas de risco, o LiNe possuirá a integração de posição com o pós trading (RTC).