03/07/2015

B3 anuncia Formador de Mercado para os contratos futuros de Soja e Petróleo

Derivativos são referenciados nos preços de ajuste dos contratos do CME Group


A B3 anuncia a primeira instituição cadastrada a atuar como Formador de Mercado para os contratos futuros de Soja (SJC) e Petróleo (WTI), derivativos listados na Bolsa por meio do acordo de cross-lisiting com o CME Group e referenciados nos preços de ajustes dos contratos originais negociados nos Estados Unidos. O Itaú Unibanco S.A. é a instituição selecionada e sua atuação obrigatória nos dois mercados iniciará na próxima segunda-feira (06/07).

O contrato futuro de Soja (SJC) tem como objeto de negociação o preço de ajuste do minicontrato futuro de Soja (Mini-Sized Soybean Futures) negociado na Chicago Board of Trade (CBOT), bolsa do CME Group. A quantidade mínima para o lançamento de ofertas de preço é 50 contratos e o Formador de Mercado atuará no 1º e no 2º vencimento, respeitando o spread máximo, em dólares, de USD 0,20, definido a partir do intervalo entre as ofertas de compra e venda.

O contrato futuro de Petróleo (WTI) tem como objeto de negociação o preço de ajuste do minicontrato futuro de Petróleo Light Sweet Crude Oil (WTI), negociado na New York Mercantile Exchange (Nymex), também pertencente ao CME Group. A quantidade mínima para o lançamento de ofertas de preço é 50 contratos e o Formador de Mercado atuará no 1º e no 2º vencimento, respeitando o spread máximo, em pontos, de 0,8%, definido a partir do intervalo entre as ofertas de compra e venda.

O Programa tem encerramento previsto para 07/05/2016 e poderá ser renovado. Durante este período a instituição selecionada deverá ter 80% de tempo de presença diária em pregão, possibilitando a formação de preços nos dois mercados. O Programa de Formador de Mercado da B3 tem como objetivo garantir referências de preço aos produtos listados na Bolsa e, assim, estimular a liquidez de negociação do portfólio de produtos.