05/11/2021

B3 apoia o BDR Investor Day

Evento, realizado pela gestora IP Capital Partners, será realizado no dia 9/11


São Paulo, 05 de novembro de 2021 – A B3 participa como apoiadora da iniciativa BDR Investor Day, realizada pela gestora IP Capital Partners. No âmbito do programa de incentivo, idealizado pela bolsa do Brasil, a gestora promoverá um dia inteiro de palestras e conteúdos voltados para os investidores interessados em BDRs. 

Na ocasião do evento, o CEO da bolsa do Brasil, Gilson Finkelsztain, participará do painel de abertura do evento, e, além dele, Luís Kondic, diretor-executivo de Produtos Listados e Dados, da B3, participará, às 11h, do painel “As diferentes formas de investir no exterior”, com Gabriel Raoni, da IP Capital Partners, Renato Breia, da Nord, Rafael Zattar, da Carteira Z. 

Os BDRs são produtos brasileiros que replicam ativos financeiros listados em bolsas internacionais. No primeiro semestre de 2021, o número de investidores nesses papéis cresceu 3.000% no comparativo com o mesmo período de 2020, totalizando quase R$ 5 bilhões investidos. 

Esse aumento se deve às mudanças de regras do produto, que aconteceram no fim do ano de 2020, possibilitando acesso desses ativos por investidores Pessoa Física. Anteriormente, os BDRs só podiam ser adquiridos por investidores qualificados. 

A B3 é a instituição financeira responsável por assegurar a compra e a venda desses ativos, processo em conjunto com os bancos depositários, os quais emitem os BDRs no Brasil. 

Para operar BDRs, basta estar cadastrado em uma instituição financeira brasileira (banco ou corretora), e a dinâmica de negociação é similar ao que já é praticado para os outros produtos, como, por exemplo, a negociação de ações locais. 

Apesar dos ativos que são lastreados em BDRs estarem em diferentes moedas, as operações são realizadas sempre em reais. Isso facilita a compreensão do investidor brasileiro e a praticidade de investir em ativos listado no exterior estando no Brasil. Além disso, não é necessário ter ou abrir uma conta em corretora estrangeira ou se preocupar com conversão cambial. 

Os BDRs também são aliados dos investidores quando o assunto é diversificação. Sem contar que os BDRs possuem a presença dos Formadores de Mercado em tela, instituições financeiras credenciadas pela B3, as quais garantem a liquidez do produto, comprando de quem quer vender, e vendendo para quem quer comprar. 

Tipos de BDRs disponíveis para o investidor pessoa física no Brasil 

Além dos tradicionais BDRs de ações, existem também os BDRs de ETF, os quais refletem as cotas de ETFs (Fundos de Índices) listadas e negociadas no exterior. Ou seja, ao investir em um BDR de ETF, o investidor está se expondo a uma cesta de empresas que refletem o índice de referência.  

Atualmente, a B3 possui mais de 700 BDRs disponíveis para a pessoa física, com exposição em mais de 17 países e cerca de 25 setores, tais como ações amplo, dividendos, large caps, small caps, ESG, saúde, tecnologia, commodities, entre outros.