25/07/2023

B3 lança trilha educacional com foco no agronegócio para produtores rurais

A iniciativa desenvolvida com apoio da CVM busca aproximar o agronegócio do mercado de capitais por meio da educação financeira


São Paulo, 24 de julho de 2023 – A B3, a bolsa do Brasil, com o apoio da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), lança uma trilha de educação financeira exclusiva para produtores rurais com foco em gestão de risco e ferramentas disponíveis no mercado para o financiamento do agronegócio. O conteúdo gratuito busca aproximar produtores rurais, agrotechs e empresas do agro dos produtos e oportunidades nos mercados financeiro e de capitais. Clique aqui e acesse.

A trilha foi dividida em 7 módulos com 38 vídeos e 3 ebooks, totalizando 8 horas de conteúdo. Dentre os temas abordados, o público poderá aprender sobre ferramentas, estratégias e produtos financeiros disponíveis, as diferentes fontes de financiamento e captação para o setor, além de como fazer a gestão de risco e a proteção de preço para seu negócio.

O curso apresenta quem são os agentes de mercado, o que são e como funcionam os contratos de commodities, como funcionam as operações de hedge com derivativos e os produtos disponíveis para financiar o setor. O agronegócio é um dos setores mais importantes da economia nacional e vem trazendo crescentes oportunidades de captação de recursos e investimento.

“A educação financeira é uma base importante para o desenvolvimento social e econômico do Brasil. Por meio do lançamento dessa iniciativa, a B3 se conecta diretamente com aqueles que são responsáveis por movimentar um dos setores mais relevantes para o PIB do nosso país”, afirma Gilson Finkelsztain, CEO da B3.

Foco no agronegócio brasileiro

O lançamento da trilha é mais uma das iniciativas da B3 para impulsionar o agronegócio, conectando o setor e os investidores a produtos e serviços. Hoje, a bolsa do Brasil oferece um ambiente para listagem das companhias do agronegócio, para captação de recursos via ofertas de ações (IPOs e follow-ons); registro de produtos que auxiliam os produtores rurais e toda a cadeia no financiamento da produção agrícola, com a CPR, a CPR Verde, o CRA e a LCA; além dos contratos futuros e operações de hedge para seguro de preços de milho, boi, café e soja. 

Nesse cenário, a trilha também contemplará as ferramentas de captação para o agronegócio e as oportunidades para empreendedores do setor disponíveis no mercado. Haverá um módulo, por exemplo, dedicado à  Cédula do Produto Rural (CPR), considerada atualmente o principal mecanismo de financiamento privado para o agro.

Outro produto que será apresentado são os Fiagros, fundos de investimento nas cadeias produtivas agroindustriais. Os Fiagros listados na bolsa do Brasil já somam mais de 300 mil investidores, sendo 92,7% pessoas físicas. Este e outros produtos possibilitam a aproximação entre o agronegócio e os investidores, trazendo fonte de renda para a expansão do segmento e oportunidades para aqueles que desejam diversificar seu portifólio de investimentos. 

“Com este movimento crescente de aproximar a educação financeira do agronegócio esperamos beneficiar todo o setor. De um lado, gerando mais conhecimento para melhorar a captação de recursos e a gestão de riscos para a cadeia do agronegócio e, na outra ponta, criando oportunidades para que os pequenos e grandes investidores possam participar do crescimento do setor”, explica Gilson Finkelsztain.

“O desenvolvimento do Mercado de Capitais tem promovido a sua expansão para além dos grandes centros urbanos, com geração de benefícios para todo o país. À CVM, órgão regulador deste Mercado, cabe apresentar oportunidades que o segmento oferece à sociedade em geral. É importante que, de um lado, o Agronegócio conheça e se reconheça dentro do Mercado de Capitais; e, de outro lado, o Mercado de Capitais adote linguagem descomplicada para acomodar o aumento da importância do Agro dentro do nosso segmento. Parcerias educacionais, como esta firmada junto à B3, nos auxilia a estar cada vez mais próximos aos produtores e ao povo do campo, transmitindo informação, conhecimento e esclarecendo dúvidas, pois queremos trazê-los para o Mercado de Capitais”, destaca João Pedro Nascimento, Presidente da CVM. 

Acordo de cooperação com foco em educação financeira 

A B3 Educação e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) firmaram acordo de cooperação técnica e educacional para estabelecer mecanismos de cooperação e organização de atividades conjuntas de educação e inclusão financeiras. Além do curso com foco no agronegócio, o acordo também contempla o desenvolvimento de uma ferramenta com uso de inteligência artificial com foco em educação financeira.