26/11/2020

B3 realiza leilão de rodovias do Mato Grosso

As concessões abrangem as rodovias nas regiões Sudeste, Centro-Sul e Norte de Mato Grosso e têm prazo de 30 anos.


São Paulo, 26 de novembro de 2020 – Os consórcios Via Norte Sul, Via Brasil MT-246 e Primavera MT-130 arremataram hoje, em leilão organizado e conduzido pela B3, as concessões dos lotes I, II e III de rodovias do Estado do Mato Grosso. A licitação foi promovida pela Secretaria de Infraestrutura e Logística do Mato Grosso (SINFRA) e modelada pelo Grupo Houer.

As concessões abrangem as rodovias nas regiões Sudeste, Centro-Sul e Norte de Mato Grosso. Os contratos de concessões têm duração de 30 anos para cada trecho e os vencedores do leilão deverão executar serviços de conservação, recuperação, manutenção, implantação de melhorias e operação rodoviária nos 512 km de rodovias do estado.

Resultado
O consórcio Via Norte Sul, representado pela corretora Singulare, venceu o Lote I - Tabaporã, com 138,4 quilômetros da MT-220, no trecho entre Tabaporã e Sinop ao oferecer uma tarifa básica de pedágio de R$ 8,25. O consórcio é composto pelas empresas: Constral Construtora e Centro Vias Construtora, Incorporadora, Participações e Armazenagens Gerais.

Já o consórcio Via Brasil MT, representado pela corretora Mirae Asset, levou o lote II - Tangará da Serra, com 233,2 quilômetros, das rodovias MT-246, MT-343, MT-358 e MT480, nos trechos de Jangada a Itanorte ao oferecer uma tarifa básica de pedágio de R$ 7,90. O consórcio é formado pelas empresas: Conasa Infraestrutura, CLD – Construtora, Laços Detentores e Eletrônica, Zetta Infraestrutura e Participações, Engemat, FBS Construção Civil, M4 Investimentos e Construtora Ibérica.

O consórcio Primavera MT-130, representado pela corretora Ativa Investimentos, arrematou o lote III - Primavera do Leste, com 140,6 quilômetros da MT-130, entre Primavera do Leste e Paranatinga ao oferecer uma tarifa básica de pedágio de R$ 7,90. O consórcio é composto pelas empresas: Construtora Kamilos, Encalso Construções, Terracom Concessões e Participações, Trail Infraestrutura, e Vale do Rio Novo Engenharia e Construções.

Para Mauro Mendes, governador do Mato Grosso, “este foi o segundo maior leilão de concessão rodoviária do Brasil em 2020. Estamos muitos satisfeitos com todo resultado. Nos incentiva a seguir com nossa forte agenda de infraestrutura. No próximo ano, vamos publicar mais um lote de concessão. Somando os sete contratos existentes de concessão e os quatro futuros contratos, o Mato Grosso terá mais de 2 mil km de rodovias em concessão, o que corresponde a 28% da malha pavimentada do estado”.

“Neste certame, adotamos o modelo híbrido, quando não há limitação de desconto na tarifa-teto do pedágio, porque proporciona financiabilidade para a concessão. Outro ponto relevante é a excelência na prestação de serviços com os resultados, visto que os vencedores dos lotes já atuam como concessionários e tem ampla expertise nesta atividade”, analisa o sócio diretor do Grupo Houer, Camilo Fraga. 

“O estado do Mato Grosso tem realizado um relevante programa de infraestrutura rodoviária pois por meio do modelo de concessão, as rodovias são modernizadas de forma mais eficiente e rápida. Ficamos felizes em realizar mais um leilão que ajuda o Brasil a se modernizar, aumentar sua eficiência e produtividade, além de, consequentemente, melhorar a qualidade de vida da nossa população”, destaca Guilherme Peixoto, superintendente de Processos Licitatórios da B3.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o formato do evento foi adaptado para garantir a proteção da integridade de todos, obedecendo à regulamentação estadual e municipal vigentes em São Paulo e as recomendações do Ministério da Saúde.

Clique aqui e assista ao vídeo do leilão.

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