21/12/2022

Governo de Minas Gerais realiza leilão para concessão dos parques do Ibitipoca e Itacolomi

Parques Fundos de Investimento em Participações em Infraestrutura foi a vencedora e terá a concessão dos parques por 30 anos


Leilao Parques MG _cauediniz B3-1637.jpg

Crédito: Cauê Diniz

São Paulo, 21 de dezembro de 2022 – Foi realizado hoje, na B3, o leilão promovido pelo Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), para a concessão dos parques estaduais do Ibitipoca e Itacolomi.

O leilão foi vencido pela Parques Fundos de Investimento em Participações em Infraestrutura, representada pela corretora Fram Capital. O valor da proposta foi de R$ 3,5 milhões, o que representou ágio de 798%.

O objetivo do leilão foi a seleção da proposta com maior valor de outorga fixa para a concessão pelo período de 30 anos para fins de exploração econômica de atividades de ecoturismo e visitação, bem como serviços de gestão, operação e manutenção dos atrativos existentes. O projeto, estruturado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), prevê investimentos de cerca de R$15 milhões nos próximos seis anos.

Os parques reúnem atrativos naturais (cachoeiras, lagoas e montanhas) e históricos (museus e ruínas) capazes de atrair grande fluxo de visitantes. Outro aspecto interessante do projeto é a alocação de parte das receitas da concessão para benefícios sociais e ambientais, como fomento ao empreendedorismo, pesquisa, monitoramento ambiental e integração da população do entorno.

“Estamos colocando no mercado um ativo que vai conseguir gerar riqueza para a população local, gerar consciência ambiental e possibilitar que as pessoas aprendam e conheçam mais sobre essas riquezas naturais, devolvendo a Minas Gerais o protagonismo de monumento nacional em termos de paisagem”, ressaltou Mateus Simões, secretário-geral do Estado de Minas Gerais.

“Este é um projeto especial, pois é o primeiro leilão de parques do estado de Minas Gerais estruturado pelo BNDES e licitado na B3. O projeto irá ampliar a infraestrutura e a atratividade dos parques, seja no aspecto turístico, socioambiental ou no fomento ao empreendedorismo da região. É um grande orgulho para nós, da B3, contribuir para o encontro entre investidores e projetos como este, que geram empregos e desenvolvimento para o nosso país”, comentou Guilherme Peixoto, superintendente de Processos Licitatórios da B3.

Clique aqui e assista ao vídeo do leilão.