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Informações

Esta página destina-se aos participantes que desejam abrir ou atualizar seu relacionamento para acesso à Plataforma de Negociação de Balcão B3. Fornecendo acesso à Plataforma de Negociação de Balcão B3, CetipNet e Trader, nos perfis de Front-Office. Para acesso aos perfis de Back-Office, consulte aqui .

Contato e interação com nosso departamento de cadastro:

Caso deseje enviar a documentação necessária ou sanar alguma dúvida conosco, deve ser enviado e-mail para cadastro@b3.com.br. Feito isso, você receberá um e-mail do Atende B3 confirmando a abertura de seu chamado.

O Atende B3 é o canal de atendimento da B3 com seus clientes, onde você pode receber e enviar mensagens a respeito de seus chamados em andamento. Se for a primeira vez que você utiliza o Atende B3, enviaremos também um e-mail para que você crie sua senha de acesso.

Observação: a partir dessa etapa a sua comunicação deve ser feita apenas pelo Atende B3, caso seja enviado um novo e-mail para cadastro@b3.com.br, será considerado uma nova requisição e um novo chamado será aberto.

Em caso de urgência, você pode ainda contatar a central de atendimento de cadastro pelo telefone (11) 2565-5070.

Informações importantes para o preenchimento e envio de documentos:

  • Os credenciamentos, atualizações e descredenciamentos de instituições serão realizados por meio do preenchimento de formulários, conforme orientado em cada seção;
  • Independentemente de o acesso da instituição à infraestrutura da B3 ser realizado por meio da rede RTM* ou por meio da Internet, o usuário administrador tem autonomia para cadastrar outro usuário administrador da Plataforma NoMe e usuários operadores do Trader. Em casos de indisponibilidade temporária do administrador, os credenciamentos, atualizações e descredenciamentos podem ser realizados por meio do preenchimento de formulários, conforme orientado em cada seção;
  • Quando solicitado, o preenchimento de documentos e formulários deverá sempre ser realizado por meio eletrônico;
  • Sempre que existir um campo editável, aparecerá uma seta verde na coluna lateral esquerda. Ao passar o cursor sobre um campo a ser preenchido, será exibido o nome e a informação do que deverá ser inserido;
  • Por ser um documento no formato PDF, há uma limitação de caracteres por campo e não é possível alterar a fonte;
  • Após a conclusão do preenchimento, o documento deverá ser salvo em formato PDF e impresso;
  • Caso deseje, uma versão dos documentos sem as assinaturas pode ser enviada para o nosso time de cadastro para validação dos dados preenchidos, antes do envio da versão final assinada;
  • A versão final dos documentos deve ser encaminhada à B3, podendo ser assinada de duas formas:
  • Com assinatura original e à tinta, no caso de assinatura física;
  • Com assinatura com certificado digital válido pela ICP-BRASIL.

*RTM A RTM é uma rede de comunicação que possibilita o acesso direto dos participantes ao sistema do Balcão B3 por meio de um canal privado, trazendo maior estabilidade e segurança comparada ao acesso convencional por meio da internet. Para mais informações sobre RTM clique aqui.

Sobre o Trader

Clique aqui para saber mais sobre o Trader.

Dúvidas, projetos e sugestões para o Trader entre em contato pelo e-mail produtosfront@b3.com.br ou pelo telefone (11) 2565-5996.

Para suporte e central de atendimento de operações entre em contato pelo e-mail negociacao@b3.com.br ou pelo telefone (11) 2565-5022.

Clique aqui para os demais canais de atendimento.

Clique aqui para consultar a Tabela de tarifação do Balcão B3.

Participantes com Direito de Acesso à Plataforma de Negociação de Balcão B3

Esse direito de acesso pode ser solicitado, dentre outros, por gestores de Fundo de Investimento, Administrador de Custódia de Fundos de Investimentos, consultador de CBIO e demais instituições que queriam realizar consulta e/ou movimentação na Plataforma de Negociação de Balcão B3. Caso deseje verificar previamente se sua instituição possui relacionamento aberto no Balcão B3, consulte aqui. Em caso de dúvidas em relação à validade dos documentos cadastrados, entre em contato com a central de atendimento de cadastro.

Veja abaixo a documentação necessária para cada tipo de solicitante.

  • Gestores

    Destina-se aos Gestores que desejam realizar seus lançamentos (ex: aprovar as negociações dos Fundos de Investimentos em que atua como Gestor) no Trader.

    SLA

    • D+2
    • Envio da Documentação e Análise do Cadastro

    • D+1
    • Abertura da conta da instituição

    • D+2
    • Criação dos usuários e recebimento do acesso

    Credenciamento

    Para abertura de relacionamento da gestora, criação de usuário administrador da Plataforma NoMe e usuário operador do Trader, é necessário o preenchimento dos documentos solicitados abaixo:

    Cadastro de instituição

    • Cartão de Autógrafos (Veja Instruções)
    • Este documento é a formalização de quem são os representantes autorizados a assinar documentos em nome da instituição.
    • Este documento deve ser preenchido diretamente na página que você foi direcionado, e ao final, deve ser gerado versão para impressão.
    • Caso seja realizada assinatura à tinta na versão impressa, deve ser executado reconhecimento de firma por semelhança em cartório.
    • Caso seja utilizado assinatura com certificado digital válido pela ICP-BRASIL, não há necessidade de reconhecimento de firma por semelhança em cartório.
    • Após assinado, este documento deve ser enviado ao time de cadastro.
    • Todas demais documentações enviadas para a B3 devem conter somente a assinatura dos representantes indicados no cartão de autógrafos.
    • Ficha Cadastral (Veja instruções)
    • Este é o documento onde deve ser informado os dados e características de sua instituição.
    • Importante: Este documento deve ser preenchido diretamente na página que você foi direcionado, e ao final, será gerado um protocolo para que você possa gerar a Versão para impressão da Ficha Cadastral.
    • Para consultar a versão para impressão da ficha cadastral, informe o protocolo gerado e a razão social exatamente como inserido no formulário.
    • Após gerar a versão para impressão, este documento deve ser enviado ao time de cadastro.
    • Retornar para Ficha Cadastral
    • Este link serve para você retornar para a página de preenchimento da ficha cadastral, caso deseje alterar, ou continuar o preenchimento de onde parou. Para abrir seu registro salvo, utilize o protocolo que foi gerado no preenchimento anterior;
    • Documentação societária:
    • Deve ser enviada cópia registrada na junta comercial do contrato social para instituições com sociedade limitada (LTDA) ou estatuto social para instituições com sociedade anônima (S/A).
    • Deve ser enviada cópia registrada na junta comercial da ata de assembleia que nomeia a atual diretoria.
    • Quadro resumo
    • Deve ser preenchido o quadro resumo com a indicação de localização da eleição, mandato e poder de representação dos diretores.

    Cadastro de administrador da Plataforma NoMe

    Quando cadastrado, o usuário administrador da Plataforma NoMe é o responsável por criar usuários operadores do Trader para a instituição e também pode criar um segundo usuário administrador. É obrigatório o cadastro de, no mínimo, um administrador e, no máximo, dois administradores por meio dos formulários abaixo:

    • Solicitação de Cadastramento de um usuário administrador
    • Este é o documento é utilizado quando deseja-se cadastrar um único usuário administrador.
    • Este documento deve ser preenchido diretamente na página que você foi direcionado, e ao final, deve ser gerado PDF, utilizando a funcionalidade de impressão (Ctrl+P).
    • Este documento deve ser baixado, preenchido e enviado ao time de cadastro.
    • Solicitação de Cadastramento de dois usuários administradores
    • Este é o documento é utilizado quando deseja-se cadastrar até dois usuários administradores.
    • Este documento deve ser preenchido diretamente na página que você foi direcionado, e ao final, deve ser gerado PDF, utilizando a funcionalidade de impressão (Ctrl+P).
    • Este documento deve ser baixado, preenchido e enviado ao time de cadastro.
    • Cópia do RG e CPF do(s) usuário(s)
    • A(s) cópia(s) deve(m) ser enviada(s) ao time de cadastro.

    Autenticação na Plataforma NoMe

    Quando o acesso da instituição for via RTM, a autenticação será por meio de usuário e senha forte. Se o acesso for via Internet, a autenticação será por meio de usuário, senha forte e segundo fator de autenticação. O segundo fator de autenticação pode ser obtido de duas formas:

    1. Recebimento do token via e-mail.
    2. Geração do token via aplicativo CA Mobile Authenticator, disponível para download nas lojas de aplicativos on-line.

    A forma de obtenção do segundo fator de autenticação é definida na solicitação de credenciamento do usuário, quando indicado que este acessará via internet.

    Cadastro de operador no Trader

    O usuário operador no Trader pode consultar os dados de Market Data, realizar negociação por meio dos módulos de negociação do Trader, dependendo do perfil selecionado na criação de usuário:

    Perfil Acesso Trader
    NAOLIQUIDANTE_NEGOCIADOR Negociação
    NAOLIQUIDANTE_LEILOEIRO_NEGOCIADOR Negociação
    NAOLIQUIDANTE_CONSULTADOR Consulta
    • Primeiro, o administrador deve criar o usuário operador na Plataforma NoMe, e informar o usuário e a senha provisória para o novo operador.
    • O novo usuário operador deve acessar a Plataforma NoMe para solicitar a criação de seu usuário no Trader.
    • Se o passo acima for executado na Plataforma NoMe até às 18h, em um dia útil o operador poderá receber a senha de acesso.
    • Se houver dúvidas sobre o acesso ao Trader, contate a central de atendimento de operações pelo e-mail negociacao@b3.com.br ou pelo telefone (11) 2565-5022.

    Fluxo alternativo para criação do usuário operador

    A criação de usuários operadores do Trader pode ser requisitada ao time de cadastro B3 por meio do formulário abaixo, quando a instituição ainda não possuir usuário administrador cadastrado na Plataforma NoMe

    • Credenciamento de Operador
    • Este é o documento onde deve ser informado os dados do usuário e características de acesso.
    • Este documento deve ser baixado, preenchido e enviado ao time de cadastro.
    • Cópia do RG e CPF do(s) usuário(s)
    • A(s) cópia(s) deve(m) ser enviada(s) ao time de cadastro.

    Atualização Cadastral

    Buscando promover agilidade, redução de custos e a eficiência operacional do mercado, estamos modernizando nossos processos de cadastro de clientes, começando pelos processos de atualização cadastral. A partir de agora, instituições passam a realizar todas as etapas de atualização cadastral neste local servicosb3.portaldedocumentos.com.br.

    Como acessar:

    • Solicite ao usuário administrador do Portal de Documentos de sua instituição para conceder o seu acesso.
    • Quando o administrador lhe cadastrar você receberá um link para criar sua senha e acessar o Portal de Documentos, para dar sequência à atualização cadastral da sua instituição.
    • Caso tenha dúvidas de acesso ou dúvidas operacionais, consulte o manual de navegação.

    Descredenciamento

    Para encerramento de relacionamento é necessário o preenchimento de todos os documentos solicitados abaixo:

    Descredenciamento de instituição

    Descredenciamento de administrador da Plataforma NoMe

    Um outro administrador da Plataforma NoMe cadastrado para sua instituição pode realizar a exclusão de usuário administrador. Caso não exista outro administrador cadastrado, a exclusão pode ser solicitada pelo formulário abaixo:

    Descredenciamento de operador no Trader

    • O administrador da Plataforma NoMe de sua instituição é o responsável por excluir o cadastro de operador no Trader.

    Fluxo alternativo para descredenciamento do usuário operador

    O descredenciamento de usuários operadores do Trader pode ser requisitado ao time de cadastro B3 por meio do formulário abaixo, quando a instituição ainda não possuir usuário administrador cadastrado na Plataforma NoMe

  • Fundos de Investimento

    Destina-se aos fundos de investimentos que irão atuar na Plataforma através de seu Gestor.

    SLA

    • D+0
    • O Administrador de Custódia do fundo de investimento solicita a vinculação via Plataforma NoMe; as partes aprovando até as 16:00hs do dia. a solicitação é processada

    • D+1
    • Reflexo no Trader

    As operações de um fundo de investimento devem ser realizadas por um gestor no Trader, desta forma, é obrigatório que ao cadastrar um novo fundo na Plataforma NoMe, este fundo seja vinculado a seu Gestor.

    A solicitação de vinculação ou desvinculação de um fundo à um Gestor deve ser sempre realizada pelo Administrador de Custódia de Fundo, por meio da Plataforma NoMe.

    Desde 2017, todo gestor ao se cadastrar no Balcão B3, possui aceite automático quando um administrador de custódia vincula, ou desvincula algum fundo em seu nome. A anuência de aceite automático é declarada na Solicitação de outorga de Direito de Acesso à Plataforma de Negociação de Balcão B3 para Gestor. Para gestores anteriormente cadastrados não havia aceite automático de vinculação de fundos. Neste caso o aceite de vinculação, ou desvinculação de fundos é mediante a documentação presente no tópico a seguir: Aprovação manual de vinculação de fundos ao gestor.

    Caso o Gestor deseje otimizar seus processos cadastrais, aderindo ao aceite automático e generalizando suas autorizações para todos os fundos de investimento que o indiquem como gestor para atuação em plataforma eletrônica deverá enviar:

    Aprovação manual de vinculação de fundos de investimento ao gestor

    Caso o Gestor não deseje aderir ao aceite automático, o aceite deve ser realizado mediante envio de documentação. Abaixo, os casos em que o envio de documentação é necessário:

    Credenciamento

    Caso de fundos de investimento que já tenham conta no Balcão B3 aberta:

    Manutenção Cadastral

    Para substituição de Gestor indicado anteriormente (no caso de participantes que já possuam outorga de Direito de Acesso à Plataforma de Negociação de Balcão B3), é necessário enviar:

    Descredenciamento

    Casos de cancelamento de Direito de Acesso à Plataforma de Negociação de Balcão B3 (fundos) ou desvinculação de Gestor, é necessário enviar:

  • CBIO

    Destina-se aos Participantes que irão consultar dados de negociação de CBIO na Plataforma de Negociação de Balcão B3.

    SLA

    • D+2
    • Envio da Documentação e Análise do Cadastro

    • D+1
    • Abertura da conta da instituição

    • D+2
    • Criação dos usuários e recebimento do acesso

    Credenciamento

    Para abertura de relacionamento da instituição, criação de usuário consultador do Trader, é necessário o preenchimento dos documentos solicitados abaixo:

    Cadastro de instituição

    • Cartão de Autógrafos (Veja Instruções)
    • Este documento é a formalização de quem são os representantes autorizados a assinar documentos em nome da instituição.
    • Este documento deve ser preenchido diretamente na página que você foi direcionado, e ao final, deve ser gerado versão para impressão.
    • Caso seja realizada assinatura à tinta na versão impressa, deve ser executado reconhecimento de firma por semelhança em cartório.
    • Caso seja utilizado assinatura com certificado digital válido pela ICP-BRASIL, não há necessidade de reconhecimento de firma por semelhança em cartório.
    • Após assinado, este documento deve ser enviado ao time de cadastro.
    • Todas demais documentações enviadas para a B3 devem conter somente a assinatura dos representantes indicados no cartão de autógrafos.
    • Ficha Cadastral (Veja instruções)
    • Este é o documento onde deve ser informado os dados e características de sua instituição.
    • Este documento deve ser preenchido diretamente na página que você foi direcionado, e ao final, será gerado um protocolo para que você possa gerar a Versão para impressão da Ficha Cadastral.
    • Para consultar a versão para impressão da ficha cadastral, informe o protocolo gerado e a razão social exatamente como inserido no formulário.
    • Após gerar a versão para impressão, este documento deve ser enviado ao time de cadastro.
    • Retornar para Ficha Cadastral
    • Este link serve para você retornar para a página de preenchimento da ficha cadastral, caso deseje alterar, ou continuar o preenchimento de onde parou. Para abrir seu registro salvo, utilize o protocolo que foi gerado no preenchimento anterior;
    • Documentação societária:
    • Deve ser enviada cópia registrada na junta comercial do contrato social para instituições com sociedade limitada (LTDA) ou estatuto social para instituições com sociedade anônima (S/A).
    • Deve ser enviada cópia registrada na junta comercial da ata de assembleia que nomeia a atual diretoria.
    • Quadro resumo
    • Deve ser preenchido o quadro resumo com a indicação de localização da eleição, mandato e poder de representação dos diretores.

    Cadastro de operador no Trader

    O usuário consultador no Trader pode consultar os dados de Market Data de CBIO por meio do perfil de usuário abaixo:

    Perfil Acesso Trader
    NAOLIQUIDANTE_CONSULTADOR Consulta
    • A criação de usuários consultadores no Trader deve ser requisitada ao time de cadastro B3, sendo obrigatório o cadastro de, no mínimo, um usuário e, no máximo, dois usuários por meio dos formulários abaixo:
    • Credenciamento de Operador
    • Este é o documento onde deve ser informado os dados do usuário e características de acesso.
    • Este documento deve ser baixado, preenchido e enviado ao time de cadastro.
    • Cópia do RG e CPF do(s) usuário(s)
    • A(s) cópia(s) deve(m) ser enviada(s) ao time de cadastro.

    Atualização Cadastral

    Buscando promover agilidade, redução de custos e a eficiência operacional do mercado, estamos modernizando nossos processos de cadastro de clientes, começando pelos processos de atualização cadastral. A partir de agora, instituições passam a realizar todas as etapas de atualização cadastral neste local servicosb3.portaldedocumentos.com.br.

    Como acessar:

    • Solicite ao usuário administrador do Portal de Documentos de sua instituição para conceder o seu acesso.
    • Quando o administrador lhe cadastrar você receberá um link para criar sua senha e acessar o Portal de Documentos, para dar sequência à atualização cadastral da sua instituição.
    • Caso tenha dúvidas de acesso ou dúvidas operacionais, consulte o manual de navegação.

    Descredenciamento

    Para encerramento de relacionamento é necessário o preenchimento de todos os documentos solicitados abaixo:

    Descredenciamento de instituição

    Descredenciamento de operador no Trader

    A exclusão de usuários consultadores no Trader deve ser requisitada ao time de cadastro B3 por meio do formulário abaixo:

    • Solicitação de Exclusão de Usuário
    • Este documento é o pedido formal de solicitação de exclusão de usuário consultador no Trader.
    • Este documento deve ser baixado, preenchido e enviado ao time de cadastro.
  • Demais participantes

    Destina-se às demais instituições que queiram realizar consulta e/ou movimentação na Plataforma de Negociação de Balcão B3.

    SLA

    • D+2
    • Envio da Documentação e Análise do Cadastro

    • D+1
    • Habilitação da conta

    • D+2
    • Criação dos usuários e recebimento do acesso

    Instituições que desejam ou possuem lançamento de operações por usuários próprios

    Destina-se às instituições que possuem cadastro no back-office da Plataforma NoMe e desejam realizar negociação no Front-Office por meio de usuários próprios no Trader.

    Credenciamento

    Para cadastro da instituição na família de front-office da Plataforma NoMe, criação de usuário administrador da Plataforma NoMe e usuário operador do Trader, é necessário o preenchimento dos documentos solicitados abaixo:

    Cadastro de instituição

    Cadastro de administrador da Plataforma NoMe

    Quando criado, o usuário administrador da Plataforma NoMe é o responsável por criar usuários operadores do Trader para a instituição e também pode criar um segundo usuário administrador. É obrigatório o cadastro de, no mínimo, um administrador e, no máximo, dois administradores por meio dos formulários abaixo:

    • Solicitação de Cadastramento de um usuário administrador
    • Este é o documento é utilizado quando deseja-se cadastrar um único usuário administrador.
    • Este documento deve ser preenchido diretamente na página que você foi direcionado, e ao final, deve ser gerado PDF, utilizando a funcionalidade de impressão (Ctrl+P).
    • Este documento deve ser baixado, preenchido e enviado ao time de cadastro.
    • Solicitação de Cadastramento de dois usuários administradores
    • Este é o documento é utilizado quando deseja-se cadastrar até dois usuários administradores.
    • Este documento deve ser preenchido diretamente na página que você foi direcionado, e ao final, deve ser gerado PDF, utilizando a funcionalidade de impressão (Ctrl+P).
    • Este documento deve ser baixado, preenchido e enviado ao time de cadastro.
    • Cópia do RG e CPF do(s) usuário(s)
    • A(s) cópia(s) deve(m) ser enviada(s) ao time de cadastro.

    Autenticação na Plataforma NoMe

    Quando o acesso da instituição for via RTM, a autenticação será por meio de usuário e senha forte. Se o acesso for via Internet, a autenticação será por meio de usuário, senha forte e segundo fator de autenticação. O segundo fator de autenticação pode ser obtido de duas formas:

    1. Recebimento do token via e-mail.
    2. Geração do token via aplicativo CA Mobile Authenticator, disponível para download nas lojas de aplicativos on-line.

    A forma de obtenção do segundo fator de autenticação é definida na solicitação de credenciamento do usuário, quando indicado que este acessará via internet.

    Cadastro de operador no Trader

    O usuário operador no Trader pode consultar os dados de Market Data, realizar negociação por meio dos módulos de negociação do Trader, dependendo do perfil selecionado na criação de usuário:

    Perfil Acesso Trader
    NAOLIQUIDANTE_NEGOCIADOR Negociação
    NAOLIQUIDANTE_LEILOEIRO_NEGOCIADOR Negociação
    NAOLIQUIDANTE_CONSULTADOR Consulta
    • Primeiro, o administrador deve criar o usuário operador na Plataforma NoMe, e informar o usuário e a senha provisória para o novo operador.
    • O novo usuário operador deve acessar a Plataforma NoMe para solicitar a criação de seu usuário no Trader.
    • Se o passo acima for executado na Plataforma NoMe até às 18h, em um dia útil o operador poderá receber a senha de acesso.
    • Se houver dúvidas sobre o acesso ao Trader, contate a central de atendimento de operações pelo e-mail negociacao@b3.com.br ou pelo telefone (11) 2565-5022.

    Fluxo alternativo para criação do usuário operador

    A criação de usuários operadores do Trader pode ser requisitada ao time de cadastro B3 por meio do formulário abaixo, quando a instituição ainda não possuir usuário administrador cadastrado na Plataforma NoMe.

    • Credenciamento de Operador
    • Este é o documento onde deve ser informado os dados do usuário e características de acesso.
    • Este documento deve ser baixado, preenchido e enviado ao time de cadastro.
    • Cópia do RG e CPF do(s) usuário(s)
    • A(s) cópia(s) deve(m) ser enviada(s) ao time de cadastro.

    Descredenciamento

    Para desvinculação do acesso da instituição à Plataforma de Negociação de Balcão B3 e descredenciamento de usuário administrador da Plataforma NoMe é necessário o preenchimento dos documentos solicitados abaixo:

    Descredenciamento de instituição

    Descredenciamento de administrador da Plataforma NoMe

    Um outro administrador da Plataforma NoMe cadastrado para sua instituição pode realizar a exclusão de usuário administrador. Caso não exista outro administrador cadastrado, a exclusão pode ser solicitada pelo formulário abaixo:

    Descredenciamento de operador no Trader

    • O administrador da Plataforma NoMe de sua instituição é o responsável por excluir o cadastro de operador no Trader.

    Fluxo alternativo para descredenciamento do usuário operador

    O descredenciamento de usuários operadores do Trader pode ser requisitado ao time de cadastro B3 por meio do formulário abaixo, quando a instituição ainda não possuir usuário administrador cadastrado na Plataforma NoMe.

    Instituições que desejam ou possuem lançamento de operações por terceiros

    Destina-se às instituições que possuem cadastro no back-office da Plataforma NoMe e desejam realizar negociação no Front-Office por intermediação de uma instituição terceira no Trader.

    Credenciamento

    Para cadastro da instituição na família de front-office da Plataforma NoMe, criação de usuário administrador da Plataforma NoMe e usuário operador do Trader, é necessário o preenchimento dos documentos solicitados abaixo:

    Cadastro de instituição

    Descredenciamento

    Para desvinculação do acesso da instituição à Plataforma de Negociação de Balcão B3é necessário o preenchimento do documento solicitado abaixo:

    Descredenciamento de instituição

  • Outras solicitações