Sistema Empresas.NET
Empresas.NET - Versão 17.0.0.2
O Sistema EmpresasNet é um programa que deve ser utilizado pelas companhias registradas ou que pretendam se registrar na CVM – Comissão de Valores Mobiliários para gerar e enviar os Formulários Cadastral, de Referência, ITR e DFP à CVM - Comissão de Valores Mobiliários e à B3, no caso de companhias listadas nos mercados por ela administrados.
- Versão 17.0.0.2 - conheças as alterações disponíveis a partir de 28/03/2022
- Cadastro de pessoas: Correção ao editar pessoas já cadastradas
- Formulário de Referência: Grupos 2.1 (bloqueio de inclusão de responsável técnico sem data início) e 16.2 e 12.10 (correção do processo de exclusão).
- Pré-requisitos
Este programa somente poderá ser instalado em computadores que sigam o padrão IBM (PC), tenham o Microsoft.Net Framework 4 ou superior e o sistema operacional Windows 7 Service Pack 1 ou Windows 10 na arquitetura de 32 ou 64 bits. Recomenda -se o uso do sistema operacional Windows 10.0 na arquitetura de 32 ou 64 bits.
- Transferência (download) e descompactação dos arquivos
- Crie um diretório (por exemplo, C:\EMPRESASNET\), para o qual será direcionado o arquivo proveniente do download e o arquivo proveniente da descompactação.
- Faça o download do arquivo abaixo no diretório criado (C:\EMPRESASNET, no caso do exemplo).
- Descompactação dos arquivos
Utilize o Winzip, ou programa similar, para fazer a descompactação de do arquivo transferido, execute-o e direcione os arquivos provenientes da descompactação para o diretório que foi criado (C:\EMPRESASNET, no caso do exemplo).
- Instalação
Para instalar o programa, basta dar um clique duplo no arquivo EmpresasNet.exe localizado no diretório "C:\EMPRESASNET" onde os arquivos foram descompactados (C:\EMPRESASNET, no caso do exemplo) ou usar o INICIAR, EXECUTAR e digitar: C:\EMPRESASNET\EmpresasNet.exe e OK (ou ENTER).
OBS¹: A indicação do diretório C:\EMPRESASNET é uma sugestão visando uma padronização. Nada impede que os arquivos provenientes da descompactação sejam colocados dentro de outro diretório qualquer.
A instalação do programa será iniciada, sendo que na primeira tela serão apresentadas instruções gerais, incluindo recomendações para a instalação em rede. Durante o processo de instalação, será sugerido o diretório EmpresasNet para armazenar o programa e os respectivos arquivos.
Embora esse diretório possa ser alterado, recomendamos a sua manutenção, já que em todos os futuros upgrades desse programa será indicado este caminho. Para certificar-se de que a instalação teve êxito, basta entrar na aplicação (Iniciar, Programas, EmpresasNet) e verificar a versão indicada no canto inferior direito da tela inicial. Se nessa janela estiver indicando "Versão: EmpresasNet V17.0.0.1 ", o processo foi bem sucedido.
OBS²: Terminado o processo de instalação, recomendamos que os arquivos obtidos por download, na sua forma compactada ou descompactada, sejam guardados em diretório específico ou em outra mídia, para facilitar a eventual reinstalação do programa.
- Suporte Técnico
1) Para solicitação de nova senha ou login para envio de documentos, entrar em contato com o serviço de suporte externo a sistemas de informática da CVM, por meio do e-mail ou pelo telefone, das 8h às 20h, em dias úteis.
- +55 0800-770-3030
- suporteexterno@cvm.gov.br
2) Dúvidas sobre a utilização e funcionamento do sistema, assim como o relato de problemas ou dificuldades no envio de documentos, devem ser encaminhados para a Superintendência de Emissores da B3.
O contato com a Central de Atendimento pode ser feito:
a) Atendimento Normal: nos dias úteis, de 8h às 20h, pelo e-mail ou pelo telefone.
b) Plantão de Atendimento: nos dias úteis, de 20 horas às 8 horas, e em finais de semana e feriados exclusivamente pelo telefone.- Superintendência de Emissores
- +55 11 2565-5063
- emissores.empresas@b3.com.br
As questões recebidas após as 20h dos dias úteis e em finais de semana e feriados serão tratadas após as 8h do dia útil seguinte, exceto as relacionadas à disponibilidade do sistema para o recebimento de informações, as quais serão tratadas imediatamente.
O Atendimento Normal (por e-mail e telefone) será estendido até às 24 horas no penúltimo e no último dia útil para a entrega dos seguintes documentos: Demonstrações Financeiras Padronizadas – DFP, Informações Trimestrais – ITR, Informe Trimestral de Securitizadora – SEC, Formulário de Referência – FRE e Formulário Cadastral – FCA.