CHEGAMOS AO MERCADO DE RECEBÍVEIS DE CARTÕES

Descubra um novo nível de eficiência no registro de recebíveis de cartões. Agora você pode contar com a qualidade e a robustez que só a bolsa do Brasil tem para mais esse serviço.

Usamos a experiência de décadas provendo a infraestrutura do mercado financeiro para desenvolver um sistema que oferece solidez nas informações transacionadas e otimiza o monitoramento dessas transações.

DIFERENCIAIS E BENEFÍCIOS

Registrar recebíveis de cartão com a gente garante a você a solidez, segurança e know-how operacional da bolsa do Brasil. Aqui todo o processo é feito num sistema simples, moderno e transparente.

communication.png

SOLIDEZ OPERACIONAL

Um dos grandes valores da B3 está em operacionalizar nossos produtos com qualidade e segurança, além de utilizar de ferramentas e equipe qualificada para rápida identificação e solução de problemas.

fluxo.png

ATENDIMENTO FACILITADO

Fale com a gente através de diferentes plataformas com um atendimento próximo, de qualidade e uma equipe especializada em Recebíveis de Cartão.

safety.png

B3 FOR DEVELOPERS

Você conta com eficiência e segurança toda vez que se comunicar com outros participantes. Os riscos operacionais do envio de informações são eliminados, fazendo com que sua instituição esteja mais blindada contra possíveis prejuízos.

COMO FUNCIONA O MERCADO DE RECEBÍVEIS DE CARTÃO

Toda transação realizada com cartão, no débito ou no crédito, gera uma obrigação de pagamento da credenciadora (empresa da maquininha) para o Estabelecimento Comercial: o recebível de cartão. Esses ativos devem ser registrados em registradoras, como a B3. A partir daí, eles podem ser negociados, seja em uma antecipação ou como dados como garantia na tomada de crédito em instituições financeiras e não financeiras.

Para isso, o estabelecimento comercial pode permitir que somente os financiadores de seu interesse visualizem a sua agenda de recebimento. Após a negociação, o financiador registra a operação, para que ela seja visível para todo o mercado. Dessa forma, o valor comprometido na operação passa a ser apenas o que está no contrato, e não toda a agenda, como antes. Assim, os financiadores têm segurança ao ceder crédito e os Estabelecimentos mais liberdade para gerir seu fluxo de caixa.

Imagem demonstra fluxograma do funcionamento do mercado de recebíveis de cartão e pode ser conferido no link expandível: Confira como funciona o fluxo!
    1. Estabelecimento Comercial realiza a venda no cartão;
    2. A Credenciadora registra, em uma Registradora, as informações das transações realizadas por cartão no dia anterior agrupadas em Unidades de Recebíveis. A Registradora, por sua vez, armazena essas informações em seu sistema;
    3. O Estabelecimento Comercial procura o Financiador a fim de realizar uma operação de crédito. Após a autorização do Estabelecimento, o Financiador solicita a agenda do Estabelecimento Comercial para a Registradora;
    4. A Registradora busca os dados solicitados na interoperabilidade e internamente, compila e encaminha ao Financiador;
    5. O Financiador visualiza a agenda recebida, negocia os recebíveis com o Estabelecimento Comercial e encaminha para a Registradora o registro do contrato firmado, que representa uma solicitação para comprometimento das URs (Unidades de Recebíveis) negociadas;
    6. A Registradora verifica se as URs ainda estão disponíveis, realiza o comprometimento e retorna a resposta de confirmação para a Credenciadora e Financiador.
    7. No dia do vencimento do recebível, a Credenciadora realiza a liquidação do ativo na conta indicada no registro da UR, de acordo com as negociações efetuadas.

SOLUÇÃO B3

Temos uma solução simples e robusta para atender financiadores, credenciadoras e subcredenciadoras.

Confira as funcionalidades da nossa plataforma:

Imagem demonstra as funcionalidades de recebíveis de cartão e pode ser conferido no link expandível: FUNCIONALIDADES E SOLUÇÕES
  • Entre as funcionalidades e soluções do nosso serviço estão:

    • Autorização e suspensão da disponibilização de agendas;
    • Inclusão e atualização de estabelecimentos comerciais;
    • Conciliação diária de recebíveis e contratos;
    • Inclusão, atualização, baixa e inativação de Unidade de Recebíveis (URs);
    • Inclusão, atualização e cancelamento de contratos com efeitos sobre as URs;
    • Geração diária de agenda batch e agenda online;
    • Contestação sobre transações realizadas no âmbito da interoperabilidade;
    • Consultas de contratos e URs;
    • Notificação entre as partes envolvidas nas operações de anuência, pós contratada e efeito de contrato.
    • Consulte mais informações e a documentação técnica em nossa página B3 for developers.
  • Os recebíveis de cartão são ativos financeiros que representam valores a receber pelos estabelecimentos comerciais, originados de transações com cartão e por intermédio de uma credenciadora ou subcredenciadora.

    O Banco Central, através da Circular 3.952/2019 e da Resolução 4.734, estabeleceu um novo modelo de funcionamento deste mercado, alterando as condições para garantias de recebíveis de cartão e eliminando a antiga trava bancária.

    Assim foi estabelecida a obrigatoriedade do registro e atualização dos recebíveis pelas credenciadoras e subcredenciadoras em uma registradora, como a B3, a fim de que os registros sejam visíveis para todo o mercado através da interoperabilidade entre as registradoras.

CONHEÇA NOSSO PRODUTO

Temos como principal objetivo estar sempre alinhados com os interesses dos nossos clientes, atuando como infraestrutura de mercado e desenvolvendo produtos fáceis de usar, padronizados e de alta performance.

Ficou com dúvidas ou quer mais informações?

Fale com a gente: