Informamos que, a partir da data 27/11/2023, o arquivo Dados de Mercado terá seu layout alterado para contemplar o novo mercado de blocos e conteúdo. As mudanças de layout refletirão na tabela "DADOS DE NEGOCIAÇÃO / TRADING DATA" e as mudanças de conteúdo serão na tabela "Movimentação dos Investidores Estrangeiros Mensal (R$ Milhões) - Monthly Financial Movement of Foreign Investors (BRL million)" que agora contemplará o mercado de blocos na somatória
A planilha Dados de Mercado apresenta as informações abaixo sobre as negociações nos mercados de ações à vista e fracionário, ETF de Renda Fixa, Leilões, Termo, Opções e Blocos.
- Volume financeiro médio diário e total
- Número médio diário e total de negócios
- Participação por tipo de investidor
- Movimentação dos investidores estrangeiros
Os dados estão disponíveis em acumulados mensais, anuais e anos anteriores.
Periodicidade da publicação | Diária |
Atualização dos dados | Volume financeiro e número de negócios: D+1 Participação dos investidores e movimentação dos investidores estrangeiros: D+2 |
A partir de 31/03/2022, a metodologia usada para construção da planilha Dados de Mercado foi alterada. As estatísticas divulgadas para os anos de 2020, 2021 e 2022 incluíram operações de empréstimos de ações, que não correspondem a fluxos financeiros de compra e venda de ativos. Na nova metodologia, esses dados foram subtraídos das estatísticas, alterando os valores anteriormente divulgados.
A revisão dos dados foi concluída em 20/05/2022, e as informações relativas a 2020, 2021 e 2022 estão publicadas de acordo com a nova metodologia.
A B3 também está mudando a metodologia para cálculo da participação de investidores estrangeiros via ofertas públicas (IPO e Follow On), que passará a considerar os dados de liquidação das operações realizadas no mercado primário nos nossos sistemas. O ajuste oferece maior tempestividade ao dado, reduz a chance de inconsistências no preenchimento das informações e, por ter a mesma metodologia de classificação usada no mercado secundário, permite a conciliação entre os dados de negociação desses investidores nos diferentes mercados. Foram revisados os dados a partir de 2018, após a implementação das clearings integradas, para que reflitam a liquidação financeira realizada em D+2.