18/04/2022

2W é primeira empresa de energia com o Selo de Confiança da B3 a ser auditada pela BSM

Iniciativa reforça o trabalho da B3 e dos agentes em trazer mais transparência ao mercado livre de energia e atesta boas práticas da companhia


 

São Paulo, 18 de abril de 2022 – A 2W Energia foi a primeira empresa com o "Selo de Confiança da B3” a passar pela auditoria da BSM Supervisão de Mercado, órgão regulador que trabalha para garantir o cumprimento das normas de mercado pelas instituições e por seus profissionais.

A auditoria estava prevista no regulamento do Selo e foi realizada no segundo semestre de 2021, atestando a conformidade da 2W nos principais requisitos de governança no mercado, exigidos pela B3. Com isso, a empresa reforça sua atuação responsável e transparente no mercado de energia livre. A adesão ao Selo de Confiança da B3, conquistado pela 2W Energia no ano passado, foi voluntária.

 

“A B3 realiza diariamente um trabalho minucioso para o cumprimento dos requisitos do Selo, descritos no Regimento do produto. Ter essa camada de validação independente no processo de monitoramento é essencial para a credibilidade não apenas do Selo de Confiança da B3 para o mercado de energia, mas também das empresas que buscam esse caminho”, avalia Ana Beatriz de Mattos, superintendente de Produtos da B3.

“Para nós da 2W é uma satisfação muito grande ser a primeira empresa do setor elétrico a ser auditada pela BSM. Os resultados desta iniciativa reforçam que a mudança que estamos propondo no mercado de energia é sustentável e baseada em uma atuação com boa governança e responsável”, afirma Cláudio Ribeiro, CEO da 2W Energia.

O Selo de Confiança da B3

O Selo de Confiança da B3, lançado no final de 2020, conta hoje com 14 agentes cadastrados e foi criado com o objetivo de auxiliar os agentes no seu monitoramento de risco. A ferramenta permite que os agentes (comercializadoras, consumidores, geradores) tenham acesso à sua exposição de risco em energia, de forma individual, além de nível de selo e status (aderente ou não aderente) dos demais agentes, podendo, com isso, aprimorar sua gestão de risco de inadimplência da contraparte no mercado livre de energia.

 

A iniciativa reforça o esforço da B3 e dos agentes do mercado de energia livre em trazer mais transparência, melhoria no ambiente de negócios e gestão de riscos ao setor de energia no país.

 

Para André Demarco, diretor de Autorregulação da BSM, “a iniciativa converge para a atuação da BSM como prestadora de serviços com foco em orientação e suporte às empresas para desenvolvimento de governança corporativa, melhorias processuais e de controles internos que agreguem valor ao seu negócio. “Ao trazer sua experiência e expertise na avaliação do cumprimento dos critérios do Selo de Confiança da B3, a BSM auxilia o mercado de forma ampla, pois contribui para a credibilidade do Selo B3 e consequentemente para evolução da governança corporativa dos agentes de energia auditados”, explica. 

Para saber mais acesse: https://energia.b3.com.br/